(*) Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais.

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL


DECRETO Nº 11.657, DE 21 DE JULHO DE 2004.

Institui, no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, a Medalha HOMEM DO FOGO, e dá outras providências.

Publicado no Diário Oficial nº 6.292, de 22 de juho de 2004.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, no uso da atribuição que lhe confere o inciso VII do art. 89 da Constituição Estadual,

D E C R E T A:

Art. 1º Fica instituída a Medalha HOMEM DO FOGO, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, a ser conferida aos Bombeiros Militares Inativos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

Art. 2º A Medalha HOMEM DO FOGO terá as seguintes características:

I - confeccionada em metal dourado, será constituída de um círculo de 3,5 cm de diâmetro, 0,2 cm de espessura, carregando, na frente, em semicírculo superior, o dístico HOMEM DO FOGO, e inferior a inscrição CBM-MS, e no centro a tocha e os dois machados cruzados do Brasão da Corporação, encimado pelo capacete de Bombeiro em perfil, tudo em alto relevo;

II - no verso, será gravado o nome do agraciado com a respectiva data de recebimento;

III - bóton será a Medalha em 18 mm de diâmetro;

IV - a face será orlada por um friso em alto relevo com 0,2 cm de largura e complementada por duas folhas de carvalho na parte superior de uma barra composta de um ramo de folha de louro, que terá 3,5 cm de largura e 0,2 cm de vão para passagem da fita;

V - terá um passador de formato retangular de 3,5 cm de largura, e 0,1 cm de altura, constituído de um friso de 0,2 cm de largura, composto de um ramo triplo de folha de louro.

Art. 3º A Medalha terá o respectivo Diploma, que vai assinado pelo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul e pelo agraciado.

Parágrafo único. O Diploma será confeccionado em papel cuchê tecido opaco.

Art. 4º A concessão da Medalha HOMEM DO FOGO será feita por ato do Governador do Estado, específico para esse fim.

Art. 5º A Medalha será concedida anualmente, em solenidade presidida pelo Governador do Estado ou pelo Comandante-Geral da Corporação, no dia 2 de julho, data comemorativa ao Dia do Bombeiro.

Art. 6º A escolha dos agraciados será feita por uma comissão composta do Comandante-Geral da Corporação, na qualidade de presidente, o chefe do Estado Maior-Geral e o Diretor da Diretoria de Pessoal da Corporação.

Art. 7º A comissão disporá de uma secretaria, cujo titular será o Chefe da Seção de Inativos da Diretoria de Pessoal, com a incumbência de secretariar as sessões da comissão, sem direito à voz e voto.

Parágrafo único. Em suas ausências e impedimentos eventuais o secretário da comissão será substituído por um oficial em atividade na Diretoria de Pessoal, observado o critério de antigüidade.

Art. 8º Ao presidente da comissão compete :

I - presidir as sessões da comissão;

II - decidir ad referendum da comissão, em caso de urgência, sobre os assuntos concernentes à Medalha;

III - submeter ao Governador, por meio do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, sob a forma de minuta de decreto, a indicação dos candidatos à concessão da Medalha.

Art. 9º Compete à comissão:

I - julgar, em sessão, as propostas por maioria simples;

II - velar pelo prestígio da Medalha e decidir sobre assunto do seu interesse.

Art. 10. As propostas de candidatos à outorga serão apresentadas à comissão pelo Chefe da Seção de Inativos da Diretoria de Pessoal.

Art. 11. As propostas devem ser apresentadas na secretaria da comissão até o dia 10 de maio de cada ano e encaminhadas à comissão no período de 20 a 30 de maio.

Art. 12. As propostas serão julgadas em sessão ordinária da comissão, que se reunirá entre os dias 1º e 10 de junho, e as decisões tomadas por maioria simples.

§ 1º Os membros da comissão votarão somente uma vez por candidato.

§ 2º As propostas rejeitadas em uma sessão, não serão objeto de novo julgamento, salvo quando renovadas em época oportuna, na forma do art.10.

Art. 13. Não será concedida a Medalha HOMEM DO FOGO aos Bombeiros Militares que:

I - passaram para a inatividade por decisão de conselho de disciplina e ou de justificação;

II - passaram para a inatividade por invalidez sem causa e efeito com o serviço, salvo se houver prestado relevantes serviços à Corporação;

III - não tiveram conduta ilibada.

Art. 14. A Medalha será cassada por decreto do Governador do Estado, mediante proposta do presidente da comissão, quando o detentor:

I - perder a nacionalidade, nos termos do inciso II do § 4º do art. 12 da Constituição Federal;

II - tiver cometido ato contrário à dignidade e à honra militar, à moralidade da Corporação ou da sociedade civil, desde que comprovado por investigação, sindicância ou inquérito;

III - for condenado pela justiça por crime contra a integridade e a soberania nacional, ou atentado contra o erário, as instituições e a sociedade.

Art. 15. A comissão poderá se reunir em sessão extraordinária em qualquer época por convocação do seu presidente, quando assim o justificar.

Art. 16. Publicado no Diário Oficial do Estado, o ato da concessão, o Comandante-Geral mandará expedir o competente diploma.

Art. 17. Compete à Ajudância-Geral o preparo da solenidade de entrega da Medalha.

Art. 18. Em caso de concessão post mortem, a Medalha será entregue ao representante legal ou pessoa devidamente credenciada pela família.

Art. 19. A Medalha HOMEM DO FOGO será usada na forma prevista no regulamento de cerimonial e outorga de medalhas e condecorações.

Art. 20. As características da Medalha, do Diploma e da Proposta de outorga de que trata este Decreto, são as constantes dos Anexos I, II e III.

Art. 21. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Campo Grande, 21 de julho de 2004.

JOSÉ ORCÍRIO MIRANDA DOS SANTOS
Governador

ANTÔNIO BRAGA
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública

ALBERTO DE MATTOS OLIVEIRA
Secretário de Estado de Gestão Pública


ANEXO I AO DECRETO Nº 11.657, DE 21 DE JULHO DE 2004.

ANEXO II AO DECRETO Nº 11.657, DE 21 DE JULHO DE 2004.

DIPLOMA

Medalha “HOMEM DO FOGO”

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, usando da atribuição que lhe é conferida pelo art. 3º do Decreto nº de de 2004, resolve conceder o Diploma referente à Medalha “HOMEM DO FOGO” outorgada por ato do Governador do Estado a(o) pelos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Campo Grande/MS, / /

___________________________ _______________
COMANDANTE-GERAL AGRACIADO

ANEXO III AO DECRETO Nº 11.657, DE 21 DE JULHO DE 2004.

Medalha “HOMEM DO FOGO”

PROPOSTA DE OUTORGA

CBM-MS - Ano ____________
Nome: _____________________________ Posto/Graduação: ______________
Nacionalidade: ______________ Naturalidade: _____ FG/UF: _______________
Data de Nascimento: _______________________________________________
Filiação: (PAI) _____________________________________________________
(MÃE) _____________________________________________________________________

JUSTIFICATIVA FUNDAMENTADA

____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________


Campo Grande-MS, de de

___________________________
PROPONENTE
(Nome/Posto/Cargo ou Função)



M EDALHA HOMEM DO FOGO.doc