(*) Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais.

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL


RESOLUÇÃO Nº 002, DE 8 DE SETEMBRO DE 1999.

Aprova a Logomarca que servirá de selo oficial em impressos e materiais publicitários referentes às Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil.

Publicado no Diário Oficial nº 5.097, de 9 de setembro de 1999.

O PRESIDENTE DA COMISSÃO ESTADUAL PARA AS COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no inciso VI do art. 2º do Decreto nº 9.498, de 9 de junho de 1999,

R E S O L V E:

Art. 1º Fica aprovada a Logomarca, cujo desenho e memorial descritivo constam do anexo, que servirá de selo oficial a ser utilizado em projetos aprovados por esta Comissão nos impressos e materiais publicitários das Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Campo Grande, 8 de setembro de 1999.

HEITOR MIRANDA DOS SANTOS
Presidente


ANEXO À RESOLUÇÃO/CEVC/Nº 002, DE 8 DE SETEMBRO DE 1999.
MEMORIAL DESCRITIVO

Elementos aflorantes:


1 Semicírculo com a ornamentação sígnica da cultura européia. Algarismos arábicos e romanos recolocados na ordem decorativa dos signos kadiwéus, fazendo alusão ao sincretismo proveniente da junção de duas culturas, a nativa brasileira e a européia.

2 Alusão à Oca, a casa simbólica da cultura brasileira. Após a redução e o quase extermínio da cultura indígena, ela ainda sobrevive na arte e na essência mística. A oca indígena, a cúpula das igrejas e palácios europeus e também a abóbada celeste tem a mesma simbologia: - abrigam a esperança e o respeito da humanidade frente às forças superiores. É o templo da confabulação do futuro.

3 Semicírculo em posição nascente na linha do horizonte, subentendendo uma outra metade submersa, desconhecida. Trata-se do período que antecede aos 500 Anos do Brasil, o ciclo pré-brasileiro, do qual pouco sabemos e que não está sendo festejado por desconhecimento científico do mesmo. Representa a outra metade do milênio onde culturas pré-colombianas abrigaram um ciclo de apogeu para diversas nações que sucumbiram ao domínio europeu.

4 o número 5 em algarismo romano (V), evoca os ponteiros de um relógio - cinco séculos de percurso e ainda todo um caminho pela frente. De certa forma uma visão compartimentada da nossa cultura dita civilizada e histórica, diante do inconsciente selvagem da cultura brasileira que após meio milênio abre os olhos para si mesma, revisita seu passado, sua plástica e a metade desconhecida de sua história em busca de um entendimento global de um ciclo completo.