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ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

EDITAL/SED Nº S/Nº, DE 29 DE SETEMBRO DE 2006.

Exames Supletivos

Publicado no Diário Oficial nº 6.820, de 29 de setembro de 2006.

Edital

A Secretaria de Estado de Educação torna público, para conhecimento dos interessados, que o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Profª Ignês de Lamônica Guimarães – CEEJA, no município de Campo Grande e o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados – CEEJA, no município de Dourados, realizarão Exames Supletivos de componentes curriculares para as etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, conforme datas previstas no Anexo 1 deste Edital. Os Centros estão localizados nos seguintes endereços:

· Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Profª Ignês de Lamônica Guimarães - CEEJA
Rua Elvira Machado, 544 - Bairro Miguel Couto
79040-130 - Fone: 3341-4409 – Campo Grande - MS

· Centro de Educação de Jovens e Adultos de Dourados - CEEJA
Rua Benjamin Constant, 1745 – Jardim Faculdade
79824-120 - Fone: 3422-9753/0783 – Dourados - MS

1. Das Normas que Regem os Exames:

1.1 Os Exames de que trata o presente Edital obedecem às normas fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, Deliberação CEE/MS Nº 6220/01, Deliberação CEE/MS Nº 8110/2006, Resolução SED/MS Nº 2010/2006.

2. Das Inscrições:

2.1 As inscrições para os Exames Supletivos de que trata este Edital serão realizadas nas Centrais de Matrículas dos municípios de Campo Grande e de Dourados, nos seguintes endereços:

· Central de Matrículas de Campo Grande
Av. Noroeste, 5128 – Centro – Fone: 3314-1212
Campo Grande – MS

· Central de Matrículas de Dourados
Rua Antônio Emílio de Figueiredo, 1725 – Centro
Fone: 3422-7799 – Dourados - MS

2.2 No ato da inscrição o candidato fará a opção por realizar a prova do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Não será permitido que o candidato realize provas correspondentes às duas etapas.

2.3 Os candidatos, no ato de sua inscrição, deverão optar pelo município em que desejam realizar o Exame (Campo Grande ou Dourados).

2.4 Para efetuar a inscrição o candidato deverá:

2.4.1 Preencher Ficha de Inscrição em um dos locais indicados no Edital, assinalando a etapa (Ensino Fundamental ou Ensino Médio), os componentes curriculares pretendidos da etapa, bem como a opção do local de realização das provas, a saber, um dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Campo Grande ou Dourados).

2.4.2 Anexar à Ficha de Inscrição cópia da Carteira de Identidade, Civil ou Militar (frente e verso separadas), ou Carteira de Trabalho ou CNH com foto (modelo novo).

2.5 O candidato poderá efetuar a inscrição mediante procurador constituído por instrumento particular de procuração individual, com firma reconhecida, contendo, obrigatoriamente, a etapa e a relação dos componentes curriculares pretendidos pelo candidato. A referida procuração será anexada à Ficha de Inscrição, juntamente com cópia de um dos documentos, mencionados no subitem 2.4.2.

2.6 Somente serão aceitas inscrições efetuadas nos locais, dias e horários estabelecidos neste Edital.

2.7 Para a inscrição e realização de Exames Supletivos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio o candidato deverá ter idade mínima de 15 (quinze) anos para o Ensino Fundamental e 18(dezoito) anos para o Ensino Médio, respectivamente completos no ato da inscrição.

2.8 Os candidatos que descumprirem as normas estabelecidas neste Edital terão suas inscrições indeferidas.

2.9 O caso de indivíduos menores emancipados para os atos da vida civil não se aplica o item 2.7 para a prestação de Exames Supletivos.

2.10 A inscrição para os Exames Supletivos de que trata este Edital independe de comprovação de escolaridade anterior.

2.11 O candidato realizará as provas de todos os componentes curriculares para os quais inscreveu-se num único turno, ou seja, no turno matutino ou no turno vespertino.

3. Da entrega do Cartão de Inscrição do Candidato e Agendamento das Provas:

3.1 No ato de sua inscrição, o candidato receberá o comprovante respectivo.
3.2 A divulgação do agendamento das provas acontecerá no prazo de 15 dias, nas Centrais de Matrículas e nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos.

3.3 Serão considerados critérios para o agendamento das provas:

1. data da inscrição;
2. número menor de componentes curriculares;
3. idade do candidato (os mais velhos terão prioridade);
4. candidatos com necessidade especial comprovada mediante atestado médico;
5. doadores de sangue.

4. Das Provas:

4.1 Para a realização das provas o candidato deverá apresentar um dos documentos exigidos no subitem 2.4.2 e estar munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

4.2 As provas serão realizadas nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos de Campo Grande e de Dourados, conforme previsto no item 2.3 deste Edital.

4.3 As provas dos Exames Supletivos de que trata este Edital serão compostas por questões objetivas, compreendendo os seguintes componentes curriculares:

4.3.1 Ensino Fundamental:


4.3.1.1 Língua Portuguesa;
4.3.1.2 Matemática;
4.3.1.3 Ciências;
4.3.1.4 Geografia;
4.3.1.5 História;
4.3.1.6 Artes;
4.3.1.7 Língua Estrangeira (com opção para Inglês ou Espanhol).

4.3.2 Ensino Médio:

4.3.2.1 Língua Portuguesa;
4.3.2.2 Língua Estrangeira Moderna (com opção para Inglês ou Espanhol);
4.3.2.3 Matemática;
4.3.2.4 Química;
4.3.2.5 Física;
4.3.2.6 Biologia;
4.3.2.7 Geografia;
4.3.2.8 História;
4.3.2.9 Artes.

4.4 A prestação do exame de Língua Estrangeira no Ensino Fundamental é facultativa para o aluno e no Ensino Médio é obrigatória.

4.5 O candidato inscrito para as provas do Ensino Fundamental, uma vez que optar pela Língua Estrangeira, deverá, obrigatoriamente, submeter-se à realização da prova desse componente curricular. Caso não atinja a média 5,0 (cinco), não obterá a certificação de conclusão na referida etapa de ensino, enquanto não for aprovado no mesmo.

4.6 A prova de Língua Portuguesa constará de questões objetivas e de uma Redação, conforme descrição a seguir:

4.6.1 Aos candidatos inscritos para o Ensino Fundamental a prova de Língua Portuguesa será composta de duas partes: a primeira constará de uma redação e a segunda, de questões objetivas, valendo cada parte 50% do total da prova.

4.6.2 Aos candidatos inscritos para o Ensino Médio a prova de Língua Portuguesa será composta de duas partes: a primeira constará de uma redação e a segunda, de questões objetivas, valendo cada parte 50% do total da prova.

4.6.3 As provas serão realizadas segundo o calendário dos Exames Supletivos/2006, contido no Anexo I deste Edital.

4.7 É vedado o uso de máquina calculadora, celulares, equipamentos eletrônicos, livros, quaisquer notas, impressos ou papel avulso durante a realização das provas.

4.8 Horário estabelecido para a realização das provas:
· período matutino, de 7h30 às 12h;
· período vespertino, de 13h30 às 18h.

4.9 O candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas 30(trinta) minutos antes do horário determinado para o início das mesmas, não sendo permitida sua entrada após o sinal para o início das atividades.

4.10 No horário previsto para o início das provas os portões serão fechados, vedando o acesso de retardatários.

4.11 O candidato que faltar, ou chegar atrasado no dia do Exame, perderá o direito de realizar as provas, devendo proceder a uma nova inscrição.

4.12 Aos candidatos com necessidades especiais serão asseguradas provas de acordo com as suas necessidades, desde que declaradas no ato da inscrição.

4.12.1 Os candidatos com deficiência visual que requererem prova em braile, deverão levar, nos dias de aplicação da prova, reglete, sorobã e punção.

5. Dos programas:

5.1 Os programas que nortearão os Exames de que trata este Edital são os constantes no Anexo II deste Edital.

6. Da aprovação:

6.1 Considerar-se-á aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco), na escala de 0(zero) a 10(dez), em cada componente curricular.

6.2 Ao candidato aprovado em todos os componentes curriculares será fornecido Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, conforme o caso.

6.3 Ao candidato não aprovado em todos os componentes curriculares será fornecido Certificado de Eliminação Parcial daqueles componentes em que tenha sido aprovado.

6.4 Os certificados supramencionados serão expedidos pelos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos credenciados pela Secretaria de Estado de Educação, num prazo de 30 (trinta) dias.

6.5 Em nenhuma hipótese haverá a revisão e segunda chamada de provas, bem como arredondamento de notas.

7. Do Aproveitamento de Estudos:

7.1 Para fins de expedição do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o candidato aprovado em, pelo menos, um componente curricular nesse Exame poderá solicitar aproveitamento de estudos.

7.2 O aproveitamento de estudos deverá ser requerido pelo interessado, anexando a via original do(s) respectivo(s) Certificado(s) de Eliminação Parcial de Componente(s) Curricular (es).

8. Dos Resultados:

8.1 Os resultados serão divulgados nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, dos municípios de Campo Grande e de Dourados, até o dia 20 de dezembro do corrente ano.

9. Da Certificação:

9.1 Os certificados de eliminação parcial de componente (s) curricular (es) e os certificados de conclusão de etapa de ensino serão entregues aos candidatos até o dia 31 de janeiro de 2007.

10. Das Disposições Gerais:

10.1 Será considerada nula a inscrição e/ou prova do candidato que, comprovadamente, adotar processo fraudulento ou ilícito na inscrição ou na realização das provas.

10.2 Haverá divulgação dos gabaritos de provas nos murais dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos dos municípios de Campo Grande e de Dourados, após 7 (sete) dias úteis da realização das provas.

10.3 Não caberá recurso por parte dos candidatos quanto ao conteúdo e à forma de julgamento dos Exames.

10.4 O preenchimento do cartão-resposta será de inteira responsabilidade do candidato.

10.5 A inscrição para os Exames Supletivos de que trata o presente Edital implicará o conhecimento e aceitação por parte do candidato de todas as condições nele contidas.

10.6 Os candidatos só poderão entregar os cartões-resposta após uma hora do início das provas, e os cadernos de questões estarão disponíveis para os candidatos após duas horas.

10.7 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Aplicação das Provas dos Exames Supletivos/2006, dos respectivos Centros.

Campo Grande/MS, 28 de setem 2 – Provas:bro de 2006.

HÉLIO DE LIMA
Secretário de Estado de Educação

Anexo I do Edital dos Exames Supletivos

1 – Inscrições:

Etapa
Mês
Dias
Horário
Ensino Médio
Outubro
02 a 06
7h30 às 11h30
13h30 às 17h30
Etapa
Mês
Dias
Horário
Ensino Fundamental
Outubro
23 a 27
7h30 às 11h30
13h30 às 17h30
2 – Provas:

Etapa
Mês
Dia
Turno
Horário
Componentes Curriculares
Ensino Médio
Novembro
26
Matutino7h30 às 12hLíngua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Biologia, Matemática, Física, Química, Geografia e História.
Vespertino13h30 às 18hLíngua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Biologia, Matemática, Física, Química, Geografia e História.
EtapaMêsDiaTurnoHorárioComponentes Curriculares
Ensino Fundamental
Dezembro
03
Matutino7h30 às 12hLíngua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Ciências, Matemática, Geografia e História.
Vespertino13h30 às 18hLíngua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Ciências, Matemática, Geografia e História.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
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Anexo II do Edital dos Exames Supletivos

Ementa Curricular – Ensino Fundamental/Ensino Médio – 2006

1. Ensino Fundamental

1.1 Língua Portuguesa
.
· Ortografia e acentuação.
· Morfologia: estrutura, formação das palavras e classe de palavras.
· Sintaxe: regência, concordância, colocação pronominal.
· Semântica: conotação e denotação; sinônimos e antônimos; homônimos; parônimos e polissemia.
· Gênero textual: tipologia, coesão, coerência, clareza.
· Leitura e interpretação de textos.

Bibliografia:

PRATES, Marilda – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa. Reflexão e Ação. São Paulo.
MAGALHÃES, Thereza Anália Cochar; CEREJA, William Roberto – Português: Linguagens. 2ª ed. São Paulo: Saraiva/Atual, 2002.
FARACO, Carlos Emilio; MOURA, Francisco Matos de. Gramática. 12ª ed. São Paulo: Ática. 1999.
FIORIN e PLATÃO. Para entender o Texto- Leitura e Redação. São Paulo: Ática.

1.2 Língua Estrangeira

1.2.1 Inglês
Short answers / affirmative/ negative and interrogative form, phrasal verbs, nouns/ articles/ pronouns/ prepositions, simple present and past tense, simple future, vocabulary.

Bibliografia

AZEVEDO, Dirce Guedes de. Blow UP. v. 1, 2, 3 e 4 São Paulo: FTD.
FERRARI, Mariza; RUBIN, Sarah. English Clips. v. 1, 2, 3 e 4. São Paulo: Scipione.

1.2.2 Espanhol

Funciones de la lenguaje, ortografia, estructura y formación de las palabras, expresiones idiomáticas, muy /mucho, tiempos verbales: presente(ar, er, ir), lectura y interpretación de texto, antónimos de adjetivos, comparativos y superlativos de superiorida

Bibliografia

GARCIA, Maria de Los Angeles J.; HERNÁNDEZ, Josephene Sanchez. Espãnol Sin Fronteras. v. 1, 2, 3 e 4. São Paulo: Scipione.
JIMENES. Felipe B Pedroza; MILAGROS, Rodrigo Cáceres. Vamos Hablar. v. 1, 2, 3 e 4 São Paulo: Ática.

1.3 Matemática

Números e Operações: sistema de numeração decimal, números naturais, inteiros/ racionais/ reais/ operações, equações do 1o e 2o graus, porcentagem, razão e proporção, regra de três simples, juros simples, produtos notáveis e fatoração.

Grandezas e Medidas: sistema de medidas, ângulos: tipos de ângulos/complementares e suplementares/ área e perímetro de figuras planas.

Espaço e Forma: paralelas e perpendiculares, teorema de Tales, formas geométricas planas: características e propriedades, semelhança e identificação de figuras congruentes e semelhantes, triângulos: classificação e propriedades, relações métricas do triângulo retângulo e aplicação do teorema de Pitágoras.

Tratamento de informação: tabelas, gráficos e diagramas: coleta de dados, noções de probabilidade, medidas de posição: média aritmética, moda e mediana.

Bibliografia:

BONGIOVANNI, Vissoto e LAUREANO. Matemática e Vida. São Paulo: Ática.
GIOVANNI & GIOVANNI Jr. Matemática: pensar e descobrir. 5ªa 8ª série. São Paulo: FTD.
IEZZ, Gelson e outros. Matemática e Realidade. 5ª a 8ª séries. São Paulo: Atual.
GUELLI, Oscar. Matemática: uma aventura do pensamento. 5ª a 8ª séries. São Paulo: Ática.

1.4 Ciências Físicas e Biológicas

Matéria e Energia: formas de energia, combate ao desperdício de energia.
Água: características, propriedades e composição, contaminação e poluição, doenças causadas pela água, combate ao desperdício.
Solo: características e propriedades, poluição do solo e propagação.
Ar: características, propriedades e composição, poluição do ar.
Ecologia: noções de ecologia: espécie, população, comunidade; bioma, ecossistemas; cadeias e teias alimentares, relação entre seres vivos (harmônicos e desarmônicos).
Classificação dos Seres Vivos: vírus, bactérias, protozoários e fungos, características gerais e doenças; plantas: características gerais de cada grupo (algas, briófitas, pteridófitas, gimnosperma e angiosperma), animais invertebrados e vertebrados: características gerais, grupos animais, doenças.
Corpo Humano: cuidados com o corpo: hábitos saudáveis; alimentos: classificação e funções do sistema digestivo, circulatório, respiratório, excretor, nervoso, hormonal e reprodutor, métodos contraceptivos e prevenção às DST/AIDS.
Matéria: características, medidas e unidades, conceitos de massa, volume e densidade.
Introdução ao estudo da Química: relação entre átomos e moléculas, combinação dos elementos químicos, malefícios e benefícios da química (remédios, drogas, alimentos, chuva ácida, camada de ozônio).
Introdução ao estudo da Física: movimento e força, trabalho e energia mecânica.

Bibliografia:

CRUZ, Daniel. Ciências e Educação Ambiental Meio Ambiente 5ª a 8ª séries. 34ª ed. São Paulo: Ática.
BARROS, Carlos. Meio Ambiente. 58ª ed. 5ª a 8ª séries. São Paulo: Ática, 2003.

1.5 História

Antigüidade Ocidental: Grécia, Roma: economia, sociedade.
Feudalismo: características gerais.
Expansão marítima - comercial européia: base do sistema capitalista -conquista e colonização da América portuguesa e espanhola; Período Colonial Espanhol: administração política, economia, sociedade, cultura; Período Colonial Português: administração política, economia, sociedade, rebeliões separatistas.
Revolução Industrial: o pioneirismo inglês, o proletariado e suas lutas.
Independência do Brasil: o processo de independência, 2º reinado, economia cafeeira e sociedade.
República: instalação, consolidação e movimentos sociais.
Primeira Guerra Mundial: causas e conseqüências, os tratados de paz e a participação do Brasil.
Era Vargas: processo de industrialização, economia, nacionalismo, leis trabalhistas, e a ditadura de Vargas.
Segunda Guerra Mundial: causas, conseqüências e a criação da ONU.
Processo de Redemocratização do Brasil a partir de 1985: planos econômicos.

Bibliografia:

PILETTI, Nelson; PILETTI, Cláudio. História e Vida Integrada. 5ª a 8ª séries. São Paulo: Ática, 2003.
SCHIMIDT, Mario Furley. Nova História Crítica. 5ª a 8ª séries. São Paulo: Nova Geração, 1999.
SILVA, Francisco de Assis. História. 5ª a 8ª séries. São Paulo: Moderna, 2001.

1.6 Geografia

Relação sociedade e natureza, localização de aspectos naturais e humanos; organização espacial; interferência do homem na natureza e suas implicações sócio-ambientais; aspectos econômicos, manifestações culturais nos diferentes espaços, (produção, clima e vegetação) localização de Mato Grosso do Sul e globalização.

Bibliografia:

LUCCI, Elian Alabi e Anselmo. Homem e Espaço. São Paulo: Editora Saraiva.
SENE, Eustáquio e MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo: Scipione, 2004.

1.7 Artes

Arte como meio de expressão, comunicação, linguagem e conhecimento; história das artes visuais, regionais, nacionais e estrangeiras, principais artistas, estilos e obras da Antigüidade à Modernidade; compreensão da dinâmica das diferentes culturas, através de reflexão artística, problematizando os estereótipos, os preconceitos raciais e a discriminação; qualidade estética das produções artísticas usufruídas através da televisão e cinema.

Bibliografia:

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1989.
SIGRIST, Marlei. Chão Batido. A Cultura de Mato Grosso do Sul: Folclore, Tradição. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2000.
ROSA, Maria da Glória Sá; MENEGAZZO, Maria Adélia; IDARA, Ducan Rodrigues. Memória da Arte em MS, Histórias de Vida. Campo Grande, MS: CECITEC, 1992.

2. ENSINO MÉDIO

2.1 Língua Portuguesa
Comunicação: elementos da comunicação, níveis de linguagem, funções da linguagem, figuras de linguagem.
Fonética: fonemas, sílabas, ortografia.
Morfologia: estrutura das palavras, formação de palavras, classes de palavras.
Sintaxe: regência, concordância, colocação pronominal, pontuação.
Leitura e interpretação de textos.
Gênero textual: tipologia, coerência/coesão.
Literatura: gêneros literários, Romantismo no Brasil, Realismo no Brasil, Pré-Modernismo, Modernismo no Brasil, Pós-Modernismo.

Bibliografia:

FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de. Gramática. 12ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo, CLODER, Rivas. Gramática Pedagógica. 23ª ed. São Paulo, 1995.
TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Práticas de Linguagem – Leitura e Produção de Textos. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 2001.
NICOLA, José. Língua, Literatura e Redação. São Paulo: Scipione, 2000.
TERRA, Ernani; NICOLA, José. Gramática e Literatura. São Paulo: Scipione, 2000.
TUFANO, Douglas. Estudos de Literatura Brasileira. São Paulo: Moderna.

2.2 Língua Estrangeira Moderna

2.2.1 Inglês

Short answers, phrasal verbs, pronouns/ prepositions, simple present and past tense, simple future, may/might/ must/have to/ can/could/ought, if clause, passive voice, going to + simple verb, present and past continous, present and past perfect, immediate future, direct and indirect speech, vocabulary.

Bibliografia

FERRARI, Mariza; RUBIN, Sarah G. Inglês - Ensino Médio. São Paulo: Scipione.
MARQUES, Amadeus. Password: English. v. 1, 2 e 3. São Paulo: Ática.

2.2.2 Espanhol

Lenguaje verbal y no verbal; saludos, colores, horas, muy/mucho, expresiones idiomáticas; estructura y formación de las palabras; clases de palavras: flexiones y empleo, contracciones “al” e “del”; tiempos e modos verbales: presente do indicativo/pretérito imperfecto y indefinido del indicativo, imperativo afirmativo e negativo; literatura y interpretación de textos.

Bibliografia

ATADREN, Maria del Carmen. Espanhola Actual. Porto Alegre: Sagra, 1983.
JIMENES. Felipe B. Pedroza; MILAGROS, Rodrigo Cáceres. Vamos Hablar. São Paulo: Ática.

2.3 Artes

Artes Cênicas: teatro grego e romano; teatro na Idade Média; teatro nacional e regional; música: a música e os meios de comunicação, sons, ritmos e música brasileira.
Artes Visuais: elementos de visualidade, ponto linha, espaço, volume, cor, textura, forma, superfície, profundidade; relações compositivas: ritmo, harmonia, organização, equilíbrio e contorno; as diferentes linguagens artísticas – desenho, pintura, colagem, escultura, publicidade e propaganda, televisão, cinema, fotografia e gravura.
História da Arte: arte indígena e arte regional; Pré-História; História da Arte no Mundo Antigo: escultura, gravura, arquitetura e pintura; História da Arte na Transição para a Modernidade: escultura, gravura, arquitetura e pintura.
Períodos da História da Arte: do Renascimento até os dias atuais.
Arte e Cultura na Mídia: televisão, rádio e publicidade.
Cultura Popular: Folclore Brasileiro.

Bibliografia:

FILHO, Ciro Marcondes.Televisão: a vida pelo vídeo.São Paulo: Moderna, 1996.(Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
PROENÇA, Graça. História da Arte. 16ª ed, São Paulo: Ática, 2003.

2.4 Matemática

Conjuntos Numéricos: intervalos reais na reta, notação e representação na reta real.
Função do 1º grau: definição, gráfico de uma função de 1º grau, variação de sinal, função definida por mais de uma sentença.
Função do 2ºgrau: definição, gráfico de uma função do 2º grau, variação de sinal e inequação do 2º grau.
Matrizes: operações com matrizes.
Determinantes: definição de determinante, teorema de Laplace, propriedade dos determinantes.
Trigonometria: relações trigonométricas no triângulo retângulo, relação fundamental.
Análise Combinatória: arranjo simples, permutação simples, combinação simples.
Probabilidade: experimento aleatório e espaço amostral, evento, probabilidade.
Geometria Espacial: retas e planos, poliedros; prismas, pirâmides, cilindro e cones.
Geometria analítica: equações: equação da reta e suas formas – condições de paralelismo e perpendicularismo.
Noções de estatística: medidas de posição: média aritmética, média aritmética ponderada, moda e mediana.

Bibliografia:

BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001.
DANTE, Luis Roberto. Matemática: Contextos e Aplicações. São Paulo: Ática, 2000.
CASTRUCCI, e outros. Matemática 2º grau. 1ª, 2ª e 3ª séries, São Paulo: FTD, 1977.
YOUSSEF, Antonio Nicolau. Matemática: Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2000.

2.5 Física

Cinemática: movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimento circular uniforme.
Dinâmica: definição de força, Leis de Newton, força de atrito, trabalho e energia.
Hidrostática: densidade e massa, pressão.
Calorimetria: temperatura, calor, capacidade térmica, calor sensível, calor latente e propagação de calor.
Óptico: espelhos planos, espelhos esféricos, propagação da luz no meio.
Eletricidade: corrente elétrica, Lei de Ohms, circuito simples.
Eletrostática: carga elétrica.
Magnetismo: definição de ímã e suas propriedades, força magnética.

Bibliografia:

CANIATO, Rodolfo. A terra em que vivemos. Campinas. São Paulo: Papirus, 1985.
CHIQUETTE, Marcos José; Antônio Augusto. Física. v. 1, 2 e 3. São Paulo: Scipione. Autores Editores Ltda.
FILHO, Oliveira Borbotella. Física. v. 1, 2 e 3. São Paulo: Ática.
RAMALHO, Ivan; NICOLAU, Toledo. Os Fundamentos da Física. v. 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna Ltda.

2.6 Química

Matéria: Conceitos e transformações – estados físicos da matéria; mudanças de estado físico; misturas: homogênea e heterogênea.
Modelo Atômico: características do átomo, semelhanças atômicas (isótopos, isóbaros e isótonos).
Distribuição Eletrônica
Ligações Químicas – iônica e molecular.
Química Inorgânica: definição, funções, ácidos, bases, sais, óxidos.
Reações Químicas: síntese, análise, simples-troca, dupla-troca.
Química Orgânica: definição e funções (nomenclatura e características).

Bibliografia:

LEMBO, Antonio; SARDELLA, Antonio. Química. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1979.
FERRE, Juan. Química para o Ensino Médio. 3ª ed. São Paulo. Scipione, 1990.
POLITI, Élie. Química. 3ª ed. São Paulo. Moderna, 1984.

2.7 Biologia

Composição química da vida: água, sais minerais, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucléicos e vitaminas.
Citologia: procariontes e eucariontes, membranas e suas propriedades, estruturas e funções das organelas citoplasmáticas, núcleo celular, ácidos nucléicos e síntese de proteínas.
Divisão celular: mitose, meiose, origem das gametas(gametogênese).
Tipos de reprodução.
Características gerais dos seres vivos e seus aspectos positivos e negativos na vida: vírus, reinos: monera, protista, fungos, vegetal, animal – invertebrados, vertebrados.
Fisiologia Vegetal: definição e importância da fotossíntese, condução de seivas (bruta elaborada).
Fisiologia e Anatomia Animal: sistema digestivo, circulatório, respiratório, endócrino, excretor e sistema nervoso central.
Genética: genes, cromossomos, genótipos e fenótipos, leis de Mendel, herança dos grupos sanguíneos.
Ecologia: conceitos, relações harmônicas e desarmônicas, ciclos biogeoquímicos, fluxo de energia nos ecossistemas, problemas ambientais (queimada, desmatamento, poluições e outros).
Evolução: teoria de Lamark e Darwin.

Bibliografia:

LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho, Biologia. 5ª ed. v. 1, 2 e 3. Saraiva, 1995.
PAULINO, Wilson Roberto, Biologia. 7ª ed. v.1, 2 e 3. Ática, 1995.
SOARES. José Lins. Biologia: Ensino Médio. v. 1, 2 e 3. São Paulo: Scipione, 2000. (Coleção Novos Tempos).

2.8 História

Civilização Grega e Romana: organização política, econômica, social e religiosa.
Mundo Feudal: características; transição do feudalismo para o capitalismo.
História Moderna: capitalismo comercial, “descoberta” da América, Imperialismo Colonial, Independência das Colônias Americanas, Revolução Industrial, Grandes Guerras (I e II), Guerra Fria, Capitalismo x Socialismo e Globalização.
História do Brasil: processo de Independência; Império; política e economia; República: Era Vargas; Nova República, Governos Militares e Redemocratização.
História Regional: colonização e povoamento do Sul de Mato Grosso, divisão do Estado; aspectos sócio-econômicos e culturais de Mato Grosso do Sul.

Bibliografia:

ARRUDA, José Jobson de A. Arruda; PILETTI, Nelson. Toda História. 11ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
CAMPESTRINI, Hildebrando; GUIMARÃES, Acyr Vaz. A História de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, 1991.

2.9 Geografia

A população da Terra e suas diversidades; destruição da natureza – atividades humanas e impactos ambientais e econômicos; desenvolvimento sustentável.
Apartheid; as superpotências; desenvolvimento/ subdesenvolvimento; a hidrografia brasileira; geografia de MS, mobilidade populacional.
Brasil – organização política e administrativa, recursos naturais do Brasil; ecossistemas brasileiros; o Brasil na economia mundial.

Bibliografia:

PIFFER, Oswaldo. Apostilas: Sistema de Ensino IBEP - Geografia Geral e Geografia do Brasil.
VESENTINI, José Willian.Sociedade e Espaço. São Paulo: Ática.
MARIANA, Lúcia e Tércio – Série Novo Ensino Médio. Geografia. São Paulo: Ática
OLIVA, Jaime; GIANSANTI, Roberto. Espaço e Modernidade. Geografia do Brasil. São Paulo: Atual.

Observação: A bibliografia citada é apenas sugestão. O candidato poderá buscar outros títulos.