De acordo com a Portaria Ministerial no 3.415, de 21 de outubro de 2004, que instituiu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja, Portaria no 93, de 7 de julho de 2006, alterada pela Portaria no 102, de 13 de julho de 2006, Portaria no 131, de 4 de agosto de 2006, do Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e Deliberação CEE/MS no 6.220/01, o Secretário de Estado de Educação torna público, para conhecimento dos interessados, a abertura das inscrições ao Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja/2006.
1. Normas Gerais
1.1. A aplicação do Encceja obedecerá às normas fixadas neste Edital.
1.2. O Encceja, unificado no que se refere a datas, horários e orientações técnico-administrativas, está sob a responsabilidade desta Secretaria de Estado de Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.
1.3. As provas do Ensino Fundamental correspondem às quatro áreas do conhecimento, estabelecidas na Base Nacional Comum:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), Educação Artística e Educação Física;
- História e Geografia;
- Matemática, e
- Ciências Naturais.
1.4. As provas do Ensino Médio correspondem às quatro áreas do conhecimento, estabelecidas na Base Nacional Comum:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
1.5. As provas de Língua Portuguesa e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias constam cada uma de 30 questões de múltipla escolha (valendo 50 pontos) e de uma redação (valendo 50 pontos).
1.6. As provas das demais áreas constam, cada uma, de 30 questões de múltipla escolha (valendo 100 pontos).
2. Período de Inscrição
2.1. As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja de que trata este Edital será no período de 18 de setembro a 22 de setembro de 2006, no horário das 8h às 20h.
3. Locais de Inscrição
Municípios | Escolas Credenciadas para Inscrição e Certificação | Endereços |
Campo Grande | E.E. Riachuelo | R.Onze de Outubro, 220
Cabreúva - Fone 3314-1200 CEP 79008-390 |
| E.E. Profª Neyder Suelly Costa Vieira | R. Marco Aurélio Bier, 100
B. Aero Rancho Setor IV
Fone 3314-6067
CEP 79085-042 |
| E.E Elvira Mathias de Oliveira | R. Agronômica, 38
B. Santo Eugênio
Fone 3314-1255
CEP 79060-490 |
| E.E Arlindo Sampaio Jorge | R. Pariris, 360 – Moreninha II Fone 3314-9011
CEP 79065-080 |
| E.E. Prof. Henrique Cyrillo Correa | Av. Capital, 611 – Bairro Cruzeiro Fone 3351-4955/9998 CEP 79022-180 |
| E.E. Profª Clarinda Mendes de Aquino | R. Murilo Rolin Júnior, 200 Jardim Petrópolis -
Fone 3314-7059 CEP 79102-100 |
| E.E. Prof. Emygio Campos Vidal | Av. Bom Pastor, 460 Jardim Vilas Boas Fone 3341-1383/9622 CEP 79051-220 |
| E.E. Pólo Profª Regina Lúcia Anffe Nunes Betine | Rua Pernambuco, 1512 – Vila Célia
Fone: 3314-1206
CEP 79022-340 |
| E.E. Pólo Profª Evanilda Maria Neres Cavassa | Avenida Noroeste, 5128 – Centro
Fone: 3314-1227
CEP 79002-010 |
Três Lagoas | E.E. João Ponce de Arruda | R. Manoel Pedro de Campos, 130 - Centro - Fone 3521 2552
CEP 79630-040 |
| E.E. Pe. João Tomes | R. Ayrton Senna da Silva s/nº, Vila Piloto I - Fone 3521-6647
CEP 79612-470 |
Corumbá | E.E. Júlia Gonçalves Passarinho | Rua Dom Aquino Corrêa, 406 Centro - Fone 3231 7162
CEP 79303 -0520 |
| E.E. Nathércia Pompeo dos Santos | R. Ceará, 2867 – B. Nova Corumbá - Fone 3233-3539
CEP 79321-230 |
| E.E. Dr Gabriel Vandoni de Barros | R. Nossa Srª da Candelária s/nº, Bairro Maria Leite Fone 3231-6711 CEP 79310-050 |
Dourados | E.E. Maria da Glória Muzzi Ferreira | R. Mato Grosso, 210 Jardim Água Boa - Fone 3432-1956
CEP 79813-310 |
| E.E. Celso Muller do Amaral | R. Ponta Porã, 6500 Jardim Maracanã – Fone 3424-7165 CEP 79833-160 |
| E.E. Presidente Tancredo Neves | R. Filomeno João Peres, 2648, Pq. das Nações I
Fone 424-1485
CEP 79841-150 |
| E.E. Castro Alves | R. Ciro Melo nº 1483, Centro – Fone 3421-2678/3571 – CEP 79805-031 |
Naviraí | E.E. Antônio Fernandes | R. Laurentino P. de Arruda, 430 Jardim Progresso – Fone 3461-3193 – CEP 79950-000 |
| E.E. Juracy Alves Cardoso | R. Yokossuka, 571 Centro - Fone 3461-2485 - Cep 79950-000 |
Ponta Porã | E.E. Joaquim Murtinho | R. General Osório, 321 – Centro – Fone 3431-9705 – CEP 79900-000 |
| E.E. Prof. Geni Marques Magalhães | Av. Vinícius Soares do Nascimento, 150 Jardim Universitário – Fone 3433-3130 – CEP 79900-000 |
4. Condições para Inscrição
A inscrição do interessado implicará o conhecimento e a aceitação formal das normas e demais disposições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não se poderão alegar, nem serão aceitas, justificativas fundadas em seu desconhecimento.
Poderão inscrever-se os interessados que comprovarem idade de 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio.
4.1. Emancipação ou casamento não isentam o participante da idade mínima exigida;
4.2. Para validade de inscrição do Exame, a idade do participante é requisito fundamental.
4.3. Os pedidos de inscrição somente serão aceitos se apresentados no prazo estabelecido neste Edital.
4.4. Os interessados deverão preencher a correspondente ficha de inscrição responsabilizando-se por todas as informações prestadas, ficando assegurado à Secretaria de Estado de Educação o direito de excluir do Exame o interessado que não preencher a ficha de inscrição de forma completa, correta e legível, ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.
4.5. É de exclusiva responsabilidade do inscrito a obtenção e guarda do comprovante de inscrição.
4.6. O candidato poderá efetuar a inscrição mediante procurador constituído por instrumento particular de procuração individual, com firma reconhecida, contendo, obrigatoriamente, o município de escolha para realização do Exame, a etapa e a relação dos componentes curriculares pretendidos pelo candidato. Serão de inteira responsabilidade do procurador todas as informações oferecidas na ficha de inscrição do candidato. A referida procuração será anexada à Ficha de Inscrição, juntamente com cópia de um dos documentos e comprovante de residência, mencionados no item 5 deste Edital.
5. Documentação de Identificação aceita para Inscrição
5.1. As carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelos órgãos competentes – Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal – que, por força de lei federal, valem como documento de identificação.
5.2. Cédula de identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério das Relações Exteriores.
5.3. Cédulas de identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei federal, valem como documento de identidade.
5.4. Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei n 9.503/97).
6. Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais
A pessoa com necessidades educacionais especiais, interessada em participar do Encceja 2006, deverá obrigatoriamente declarar, no ato da inscrição, o tipo de necessidade de que é portador, como condição para que possa receber atendimento apropriado.
6.1. Aos amblíopes serão oferecidas provas ampliadas com tamanho de letra correspondente ao corpo 24 e, aos cegos, serão disponibilizadas provas em braile.
6.2. Às pessoas com deficiência física com séria dificuldade de locomoção, serão oferecidas salas de fácil acesso.
6.3. Aos participantes incapazes de efetuar a marcação do cartão-resposta, será oferecido auxílio para transcrição da parte objetiva e da redação.
6.4. Os casos de atendimento especial, omissos neste Edital, deverão ser assinalados na ficha de inscrição e comunicados à Secretaria de Estado de Educação para análise, conforme instrução do campo específico.
7. Atendimento nas Unidades Prisionais e Unidades Educacionais de Internação
7.1. Aos detentos ou internos será oferecida aplicação das provas nos locais de detenção/internação do interessado, mediante termo de compromisso específico firmado entre a Secretaria de Estado de Educação, Unidades Prisionais e Unidades Educacionais de Internação.
7.2. Os casos de atendimento nas Unidades Prisionais e Unidades Educacionais de Internação, omissos neste Edital, deverão ser assinalados na ficha de inscrição e comunicados à Secretaria de Estado de Educação para análise.
8. Preparação para o Exame
8.1. O estudo para a realização das provas é de responsabilidade do participante.
8.2. As questões objetivas destinam-se a avaliar as competências e habilidades contidas nas Matrizes de Competências e Habilidades para elaboração das provas do Encceja, especificadas no Anexo 1 deste Edital.
8.3. A redação, destinada a avaliar competências e habilidades, deverá ser redigida em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
8.4. A redação será avaliada por equipe constituída de professores de Língua Portuguesa, devendo a equipe julgar as competências e habilidades dos participantes, de acordo com os critérios especificados no documento de Orientação para Correção das Redações Encceja/2006 (Anexo 2).
9. Locais de Provas
As provas serão realizadas nos seguintes municípios:
- Campo Grande
- Corumbá
- Dourados
- Naviraí
- Ponta Porã
- Três Lagoas
Os locais de realização das provas serão divulgados a partir de outubro de 2006 no site da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul: www.sed.ms.gov.br e nos locais de realização da Inscrição.
10. Datas e horários de Aplicação
O Encceja/2006 será realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2006, nos horários estabelecidos abaixo, de acordo com o seguinte calendário de atividades:
I – no dia 18/11/2006 (sábado):
a) Para a etapa de Ensino Fundamental: das 13h às 17h, prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
b) Para a etapa de Ensino Médio, das 13h às 17h, prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
II – no dia 19/11/2006 (domingo):
a) Para a etapa de Ensino Fundamental, das 7h às 10h, prova de Matemática; das 11h às 14h, prova de Ciências Naturais; das 14h30 às 17h30, prova de História e Geografia.
b) Para a etapa de Ensino Médio, das 7h às 10h, prova de Matemática e suas Tecnologias; das 11h às 14h, prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; das 14h30 às 17h30 prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
11. Condições para a Realização
11.1. As portas de acesso às salas, onde serão realizadas as provas, serão abertas 15 minutos antes do horário definido para seu início e fechadas no horário definido para início das provas, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.
11.2. Durante a realização das provas, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens.
11.3. O inscrito não poderá, em hipótese alguma, realizar o Exame fora dos espaços físicos, datas e horários predeterminados neste Edital, observadas as disposições relativas aos candidatos com necessidades educacionais especiais e aos internos ou detentos.
11.4. O candidato que não comparecer no local previsto por este Edital será considerado eliminado.
12. Condições para Aprovação
Será considerado aprovado na disciplina, o participante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco), numa escala de 0 (zero) a 10,0 (dez).
13. Disposições Finais
13.1. Caberá à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul a divulgação para os participantes do boletim de resultados do Exame, por meio do site www.sed.ms.gov.br
13.2. A expedição da certificação será de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação por meio das Escolas Estaduais Credenciadas para Inscrição e Certificação.
13.3. O preenchimento das folhas de respostas é de inteira responsabilidade do participante.
13.4. Não haverá revisão de notas nem segunda chamada de provas, sob qualquer hipótese.
13.5. Não caberá recurso por parte dos participantes quanto ao conteúdo e a forma de julgamento do Encceja.
13.6. O preenchimento do cartão-resposta será de inteira responsabilidade do candidato. Serão consideradas marcações incorretas as que estiverem em desacordo com as instruções, no próprio cartão, tais como: dupla marcação, rasura ou emenda e campo de marcação não preenchido integralmente.
13.7. A efetivação ou confirmação das inscrições ao Encceja de que trata o presente Edital implicará o conhecimento e aceitação por parte do candidato de todas as condições nele contidas.
13.8. Será excluído do Exame, por ato da Secretaria de Estado de Educação, o inscrito que:
13.8.1. fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;
13.8.2. agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante do processo de aplicação das provas;
13.8.3. ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento de um fiscal, ou antes de decorrida uma hora do início das provas;
13.8.4. for surpreendido, durante as provas, em comunicação com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma, bem como utilizando livros, notas ou impressos, portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação ou, ainda, for responsável por falsa identificação pessoal;
13.8.5. utilizar, ou tentar utilizar, meio fraudulento para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame;
13.8.6. não devolver integralmente o material determinado, ou
13.8.7. não atender às orientações regulamentares da Instituição contratada para aplicação do Exame.
14. Como referência bibliográfica, estarão à disposição dos candidatos inscritos livros de estudo específicos para o ENCCEJA nas escolas credenciadas para a realização das inscrições e certificação e no site do INEP: www.inep.gov.br/básica/encceja
15. Eventuais dúvidas quanto à interpretação deste Edital serão esclarecidas pela Comissão de Aplicação das Provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação.
16. Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação.
Campo Grande/MS, 12 de setembro de 2006.
HÉLIO DE LIMA
Secretário de Estado de Educação
ANEXO 1 do Edital do Exame Nacional para Certificação e Competências de Jovens e Adultos
MATRIZ DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA ELABORAÇÃO DAS PROVAS
LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – ENSINO FUNDAMENTAL
EIXOS COGNITIVOS
COMPETÊNCIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. | II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. | III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. | IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. | V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. |
F1 - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação e construir uma consciência crítica sobre os usos que se fazem delas. | H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos
de caracterização dos sistemas
de comunicação (informativo, publicitário, artístico e de
entretenimento). | _________ | _________ | H 2 - Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação,
considerando sua função social.
| H3- Reconhecer a importância das linguagens e dos sistemas de comunicação nos ambientes sociais e de trabalho. |
F2 - Construir um conhecimento sobre a organização de um texto em LEM e aplicá-lo em diferentes situações de comunicação, tendo por base os conhecimentos de língua materna. | _________ | H4 - Identificar recursos verbais e não-verbais na organização de um texto em LEM. | .H5 - Indicar a função de um texto em LEM
pela interpretação de elementos da sua organização. | H6 - Identificar a função argumentativa do uso de determinados termos e expressões estrangeiras. | H7- Reconhecer os valores culturais representados por outras línguas na língua portuguesa. |
F3 - Compreender a arte e a cultura corporal como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo e respeitando o patrimônio cultural, com base na identificação de padrões estéticos e cinestésicos de diferentes grupos socioculturais. | H8 - Identificar em manifestações da cultura corporal elementos históricos e sociais.
| H9 - Identificar as mudanças e permanências de padrões estéticos e/ou cinestésicos em diferentes contextos históricos e sociais.
| _________ | _________ | H10 - Reconhecer, nas diferentes manifestações da cultura corporal, fatores de construção de identidade e expressões de valores sociais. |
F4 - Compreender as relações entre arte e a leitura da realidade, por meio da reflexão e investigação do processo artístico e do reconhecimento dos materiais e procedimentos usados no contexto cultural de produção da arte. | H11 - Identificar produtos e procedimentos artísticos expressos em várias linguagens. | _________ | _________ | H12 - Relacionar os sentidos de uma obra artística ao seu contexto de produção. | H13 - Reconhecer a obra de arte como fator de promoção dos direitos e valores humanos. |
F5 - Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional. | _________ | H14 - Reconhecer os
procedimentos de construção
do texto literário. | H15 - Utilizar os
conhecimentos sobre a
construção do texto literário
para atribuir-lhe um sentido. | H16 - Identificar em um texto
literário as relações entre
tema, estilo e contexto
histórico de produção. | H17 - Reconhecer a importância
do patrimônio literário para a
preservação da memória e da
identidade nacionais. |
F6 - Utilizar a língua materna para estruturar a experiência e explicar a realidade. | _________ | H18 - Identificar os elementos
organizacionais e estruturais
de textos de diferentes
gêneros. | H19 - Identificar a função
predominante (informativa,
persuasiva etc.) dos textos, em
situações específicas de
interlocução. | _________ | H20 - Reconhecer a
importância do patrimônio
lingüístico para a preservação
da memória e da identidade
nacionais. |
F7 – Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação de textos. | H21 - Reconhecer em textos
os procedimentos de persuasão
utilizados pelo autor. | H22 - Identificar referências
intertextuais. | H23 - Identificar em textos as marcas de valores e intenções
que expressam interesses
políticos, ideológicos e
econômicos | H24 – Comparar
interpretações de um mesmo
fato em diferentes textos. | _______ |
F8 – Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as diferentes variedades da língua portuguesa, procurando combater o preconceito lingüístico. | H25 - Identificar, em textos de
diferentes gêneros, as variedades lingüísticas sociais, regionais e de registro (situações de formalidade e coloquialidade). | _________ | H26 - Relacionar a presença de uma variedade lingüística em um texto ao contexto de interlocução. | _________ | H27 - Identificar a relação entre preconceitos sociais e usos lingüísticos.
|
F9 – Usar os conhecimentos adquiridos por meio da análise lingüística para expandir sua capacidade de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica. | H28 - Verificar na composição das palavras os sentidos implícitos em afixos, sufixos, radicais, desinências. | H29 - Identificar a relação semântica entre palavras de diferentes classes e o tema de um texto | _________ | H30 - Identificar em um texto
os mecanismos lingüísticos na
construção da argumentação. | _________ |
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – ENSINO MÉDIO
EIXOS COGNITIVOS
COMPETÊNCIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA | I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. | II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. | III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. | IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. | V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. |
F1 - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação e construir uma consciência crítica sobre os usos que se fazem delas. | H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos
de caracterização dos sistemas
de comunicação (informativo, publicitário, artístico e de
entretenimento). | _________ | _________ | H 2 - Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação,
considerando sua função social.
| H3- Reconhecer a importância das linguagens e dos sistemas de comunicação nos ambientes sociais e de trabalho. |
F2 - Construir um conhecimento sobre a organização de um texto em LEM e aplicá-lo em diferentes situações de comunicação, tendo por base os conhecimentos de língua materna. | _________ | H4 - Identificar recursos verbais e não-verbais na organização de um texto em LEM. | .H5 - Indicar a função de um texto em LEM
pela interpretação de elementos da sua organização. | H6 - Identificar a função argumentativa do uso de determinados termos e expressões estrangeiras. | H7- Reconhecer os valores culturais representados por outras línguas na língua portuguesa. |
F3 - Compreender a arte e a cultura corporal como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo e respeitando o patrimônio cultural, com base na identificação de padrões estéticos e cinestésicos de diferentes grupos socioculturais. | H8 - Identificar em manifestações da cultura corporal elementos históricos e sociais.
| H9 - Identificar as mudanças e permanências de padrões estéticos e/ou cinestésicos em diferentes contextos históricos e sociais.
| _________ | _________ | H10 - Reconhecer, nas diferentes manifestações da cultura corporal, fatores de construção de identidade e expressões de valores sociais. |
F4 - Compreender as relações entre arte e a leitura da realidade, por meio da reflexão e investigação do processo artístico e do reconhecimento dos materiais e procedimentos usados no contexto cultural de produção da arte. | H11 - Identificar produtos e procedimentos artísticos expressos em várias linguagens. | _________ | _________ | H12 - Relacionar os sentidos de uma obra artística ao seu contexto de produção. | H13 - Reconhecer a obra de arte como fator de promoção dos direitos e valores humanos. |
F5 - Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional. | _________ | H14 - Reconhecer os
procedimentos de construção
do texto literário. | H15 - Utilizar os
conhecimentos sobre a
construção do texto literário
para atribuir-lhe um sentido. | H16 - Identificar em um texto
literário as relações entre
tema, estilo e contexto
histórico de produção. | H17 - Reconhecer a importância
do patrimônio literário para a
preservação da memória e da
identidade nacionais. |
F6 - Utilizar a língua materna para estruturar a experiência e explicar a realidade. | _________ | H18 - Identificar os elementos
organizacionais e estruturais
de textos de diferentes
gêneros. | H19 - Identificar a função
predominante (informativa,
persuasiva etc.) dos textos, em
situações específicas de
interlocução. | _________ | H20 - Reconhecer a
importância do patrimônio
lingüístico para a preservação
da memória e da identidade
nacionais. |
F7 – Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação de textos. | H21 - Reconhecer em textos
os procedimentos de persuasão
utilizados pelo autor. | H22 - Identificar referências
intertextuais. | H23 - Identificar em textos as marcas de valores e intenções
que expressam interesses
políticos, ideológicos e
econômicos | H24 – Comparar
interpretações de um mesmo
fato em diferentes textos. | _______ |
F8 – Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as diferentes variedades da língua portuguesa, procurando combater o preconceito lingüístico. | H25 - Identificar, em textos de
diferentes gêneros, as variedades lingüísticas sociais, regionais e de registro (situações de formalidade e coloquialidade). | _________ | H26 - Relacionar a presença de uma variedade lingüística em um texto ao contexto de interlocução. | _________ | H27 - Identificar a relação entre preconceitos sociais e usos lingüísticos.
|
F9 – Usar os conhecimentos adquiridos por meio da análise lingüística para expandir sua capacidade de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica. | H28 - Verificar na composição das palavras os sentidos implícitos em afixos, sufixos, radicais, desinências. | H29 - Identificar a relação semântica entre palavras de diferentes classes e o tema de um texto | _________ | H30 - Identificar em um texto
os mecanismos lingüísticos na
construção da argumentação. | _________ |
MATEMÁTICA – ENSINO FUNDAMENTAL
EIXOS COGNITIVOS
COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA | I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. | II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. | III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. | IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. | V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. |
F1
Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros e racionais. | H1 - Utilizar no contexto social diferentes significados e representações dos números — naturais, inteiros e racionais. | H2 - Utilizar algum procedimento de cálculo com números naturais, inteiros ou racionais. | H3 - Resolver situação-problema com números naturais, inteiros ou racionais envolvendo significados da adição, subtração, multiplicação ou divisão. | H 4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. | H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando conhecimentos numéricos. |
F2
Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. | H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. | H7 - Identificar características de polígonos (triângulos e quadriláteros). | H8 - Resolver situação-problema que envolva noções geométricas (ângulo, paralelismo, perpendicularismo). | H9 - Utilizar noções geométricas (rigidez do triângulo, composição e decomposição de figuras) na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. | __________________ |
F3
Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. | H10 - Identificar registros de notação convencional de medidas. | H11 - Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida (comprimento, massa, capacidade). | H12 - Resolver situação-problema envolvendo diferentes grandezas e seleção de unidades de medida adequadas. | H13 - Avaliar a razoabilidade do resultado de uma medição na construção de um argumento consistente. | H14 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando cálculos de perímetros, área de superfícies planas ou volume de blocos retangulares. |
F4
Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. | H15 - Identificar leis matemáticas que expressem a relação de dependência entre duas grandezas. | _______________ | H16 - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais. | H17 - Utilizar informações expressas em forma de porcentagem como recurso para a construção de argumentação. | H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando cálculos de porcentagem. |
F5
Construir e utilizar conceitos algébricos para modelar e resolver problemas. | H19 - Identificar representações algébricas como uma generalização de propriedades. | H20 - Utilizar expressões algébricas para generalizar situações de contextos diversos. | H21 - Resolver situação-problema por meio de equações do primeiro grau. | ________________ | ________________ |
F6
Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. | H22 - Identificar informações apresentadas em tabelas ou gráficos de colunas, de setores ou de linhas. | H23 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. | H24 - Resolver problemas com dados apresentados em forma de tabela simples ou gráfico. | H25 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. | H26 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando informações expressas em gráficos ou tabelas. |
F7
Compreender conceitos, estratégias e situações matemáticas numéricas para aplicá-los a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e da atividade cotidiana. | H27 - Identificar regularidades presentes em seqüência(s) numérica(s). | ________________ | H28 - Resolver situação-problema que envolva a noção de probabilidade. | H29 - Utilizar cálculos de juros simples como recurso para a construção de argumentação. | H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de juros simples. |
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – ENSINO MÉDIO
EIXOS COGNITIVOS
COMPETÊNCIAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS | I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. | II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. | III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. | IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.b | V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. |
M1
Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros, racionais e reais. | H1 - Utilizar no contexto social diferentes significados e representações dos números — naturais, inteiros, racionais ou reais. | H2 - Utilizar algum procedimentos de cálculo com números naturais, inteiros, racionais ou reais. | H3 - Resolver situação-problema com números naturais, inteiros racionais ou reais envolvendo significados da adição, subtração, multiplicação ou divisão, potenciação ou radiciação. | H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas. | H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando conhecimentos numéricos. |
M2
Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. | H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. | H7 - Identificar características de polígonos ou sólidos (prismas, pirâmides, cilindros). | H8 - Resolver situação-problema que envolva noções geométricas (ângulo, paralelismo, perpendicularismo). | H9 - Utilizar o teorema de Pitágoras ou semelhança de triângulos na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. | _______________ |
M3
Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. | H10 - Estabelecer relações entre diferentes unidades de medida (comprimento, massa, capacidade, área, volume). | H11 - Aplicar a noção de escalas na leitura de plantas ou mapas. | H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de arcos ou ângulos (grau e radiano), utilizando teorema de Pitágoras ou razão trigonométrica (seno de um ângulo agudo). | H13 - Avaliar a razoabilidade do resultado de uma medição, na construção de um argumento consistente. | H14 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando cálculos de perímetros, área de superfícies planas ou volume de blocos retangulares. |
M4
Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. | H15
Identificar leis matemáticas que expressem a relação de dependência entre duas grandezas. | ___________ | H16
Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas direta ou inversamente proporcionais. | H17
Utilizar informações expressas em forma de juros (simples ou composto) como recurso para a construção de argumentação (aumentos e descontos sucessivos). | H18
Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando cálculos de porcentagem e/ou juros. |
M 5
Aplicar expressões algébricas para modelar e resolver problemas, envolvendo variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas. | H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação de interdependência entre duas grandezas. | H20 - Identificar gráfico cartesiano que represente a relação de interdependência entre duas grandezas (variação linear). | H21 - Resolver situação-problema cujos dados estejam expressos em gráfico cartesiano que mostre a variação de duas grandezas. | ______________ | __________________ |
M6
Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação. | H22 - Identificar informações apresentadas em tabelas ou gráficos (de coluna, de setores e de linha). | H23 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências. | H24 – Resolver situação-problema com dados apresentados em forma de tabela de dupla entrada ou gráfico. | H25 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos. | H26 - Avaliar propostas de intervenção na realidade, utilizando informações expressas em gráficos ou tabelas. |
M7
Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas e cálculos de probabilidade, para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística. | _________ | H27 - Calcular a média aritmética de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou gráficos de colunas. | H28 - Resolver situação-problema que envolva processos de contagem ou noções de probabilidade. | H29 - Utilizar médias aritméticas, noção de probabilidade ou conhecimentos estatísticos como recurso para a construção de argumentação. | H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando probabilidade e/ou conhecimentos estatísticos (porcentagem, gráficos, médias). |
HISTÓRIA E GEOGRAFIA – ENSINO FUNDAMENTAL
EIXOS COGNITIVOS
COMPETÊNCIAS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA | I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. | II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico–geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. | III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. | IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. | V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. |
F1 – Compreender processos sociais utilizando conhecimentos histórico-geográficos. | H1 – Identificar formas de representação de fatos e fenômenos histórico-geográficos expressos em textos e/ou imagens. | H2 – Caracterizar processos sociais reconhecendo mudanças e permanências temporais e espaciais. | H3 – Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sócio-espaciais. | H4 – Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos. | H5 – Analisar fatos e processos históricos e geográficos considerando o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural. |
F2 – Compreender o processo histórico de formação da sociedade, da produção do território, da paisagem e do lugar no Brasil. | H6 – Utilizar mapas, gráficos ou fontes históricas para explicar fatos e processos histórico-geográficos e seus impactos na sociedade brasileira. | H7 – Analisar a formação da sociedade brasileira considerando as dinâmicas dos fluxos populacionais. | H8 – Interpretar situações histórico-geográficas da sociedade brasileira referentes à constituição do espaço, do território, da paisagem e/ou do lugar. | H9 – Analisar o processo socioeconômico de formação do território e a apropriação dos recursos naturais na sociedade brasileira. | H10 – Comparar propostas para superação dos desafios sociais, políticos, econômicos e/ou ambientais enfrentados pela sociedade brasileira. |
F3 – Compreender a importância do patrimônio cultural e suas relações com a organização das sociedades. | H11 – Identificar características do patrimônio cultural ao longo da história. | H12 – Identificar a presença dos recursos naturais na organização do espaço geográfico, relacionando transformações naturais e intervenção humana. | H13 – Interpretar os significados de diferentes manifestações populares como representação do patrimônio regional e cultural. | H14 – Analisar a diversidade morfoclimática do território brasileiro e as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos. | H15 – Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio cultural, tendo em vista a preservação das identidades nacionais e do meio físico. |
F4 – Compreender os processos de formação das instituições sociais e políticas de forma a favorecer uma atuação consciente do individuo na sociedade. | H16 – Identificar em documentos históricos os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social. | H17 – Comparar diferentes processos de formação de instituições sociais e políticas. | H18 – Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, levando em consideração aspectos sociais. | H19 – Avaliar situações em que os direitos dos cidadãos foram conquistados, mas não usufruídos por todos os segmentos sociais. | H20 – Analisar propostas de inclusão social promovidas pelas instituições sociais e políticas, considerando o respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural. |
F5 – Reconhecer a formação e a organização do espaço geográfico a partir das transformações ocorridas no campo e na cidade. | H21 – Identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens e gráficos. | H22 – Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e organização do espaço geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo. | H23 – Analisar interações entre sociedade e natureza na organização do espaço histórico e geográfico, envolvendo a cidade e o campo. | H24 – Avaliar diferentes formas de uso e apropriação dos espaços, envolvendo a cidade e o campo, e suas transformações no tempo. | H25 – A partir de interpretações cartográficas do espaço geográfico brasileiro, identificar propostas de intervenção solidária para consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental. |
F6 – Compreender a organização econômica das sociedades contemporâneas e as mudanças no mundo do trabalho. | H26 – Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou região, a partir de indicadores socioeconômicos graficamente representados. | H27 – Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço. | H28 – Comparar os diferentes modos de organização do trabalho e suas conseqüências para a vida social. | H29 – Avaliar formas de propagação de hábitos de consumo que alterem os sistemas produtivos visando à conservação sócio-ambiental. | H30 – Reconhecer organizações políticas, econômicas e/ou sociais no mundo contemporâneo que formulem propostas com a finalidade de promover a eqüidade na qualidade de vida de sua população. |
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS – ENSINO MÉDIO
EIXOS COGNITIVOS
COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS HUMANAS | I Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. | II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. | III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. | IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. | V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. |
M1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades. | H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura. | H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas. | H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos. | H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre um determinado aspecto da cultura. | H5 – Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociendades. |
M2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações sócio-econômicas e culturais de poder. | H6 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos. | H7 – Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações. | H8 – Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder. | H9 – Comparar o significado histórico-geográfico das organizações territoriais em escala local, regional ou mundial. | H10 – Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica. |
M3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais. | H11 – Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. | H12 – Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades. | H13 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. | H14 – Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fato(s) de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais. | H15 – Avaliar criticamente conflitos culturais ou sócio-ambientais ao longo da história. |
M4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social. | H16 – Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e da vida social. | H17 – Analisar os fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de desterritorialização da produção industrial e agrícola. | H18 – Comparar diferentes processos de produção e circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais. | H19 – Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinaram as várias formas de uso e apropriação dos espaços agrário e urbano. | H20 – Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho. |
M5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. | H21 – Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social. | H22 – Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às transformações das legislações. | H23 – Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades. | H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades. | H25 – Identificar referenciais que possibilitem erradicar formas de exclusão social. |
M6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. | H26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. | H27 – Analisar de maneira crítica as interações entre a sociedade e o meio físico, levando em consideração aspectos históricos. | H28 – Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. | H29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. | H30 – Avaliar criticamente formas de atuação para conservação dos recursos naturais, considerando propostas de desenvolvimento sustentável. |
CIÊNCIAS NATURAIS – ENSINO FUNDAMENTAL
EIXOS COGNITIVOS
COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS | I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. | II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. | III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações-problema. | IV – Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente. | V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. |
F1
Compreender a ciência como atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. | ___________ | H1 - Relacionar diferentes explicações propostas para um mesmo fenômeno natural, na perspectiva histórica do conhecimento científico. | H2 - Estabelecer relações entre transformações culturais e conhecimento científico e tecnológico. | ___________ | __________ |
F2
Compreender conhecimentos científicos e tecnológicos a serviço da humanidade, identificando riscos e benefícios neles envolvidos. | H3 - Identificar, em representações variadas, fontes e transformações de energia que ocorrem em processos naturais e tecnológicos. | H4 - Identificar processos e substâncias utilizados na produção e conservação dos alimentos, e noutros produtos de uso comum, avaliando riscos e benefícios neles envolvidos. | H5 - Associar a solução de problemas da comunicação, transporte, saúde (como epidemias) ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. | H6 - Reconhecer argumentos pró ou contra o uso de determinadas tecnologias para solução de necessidades humanas, relacionadas à saúde, moradia, transporte, agricultura etc. | _____________ |
F3
Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em sociedade, como um de seus agentes de transformação. | H7 - Relacionar diferentes seres vivos aos ambientes que habitam, considerando características adaptativas. | H8 - Identificar, em situações reais, perturbações ambientais ou medidas de recuperação. | H9 - Relacionar transferência de energia e ciclo de matéria a diferentes processos (alimentação, fotossíntese, respiração e decomposição). | H10 - Relacionar, no espaço ou no tempo, mudanças na qualidade do solo, da água ou do ar às intervenções humanas. | ___________ |
F4
Compreender a saúde como bem pessoal e ambiental que deve ser promovido por meio de diferentes agentes, de forma individual e coletiva. | H11 - Identificar variações em indicadores de saúde e de desenvolvimento humano, a partir de dados apresentados em gráficos, tabelas ou textos. | H12 - Associar a qualidade de vida, em diferentes faixas etárias e em diferentes regiões, a fatores sociais e ambientais que contribuam para isso. | H13 - Relacionar a incidência de doenças ocupacionais, degenerativas e infectocontagiosas a condições que favorecem a sua ocorrência. | ______________ | H14 - Selecionar alternativas de condições de trabalho e/ou normas de segurança em diferentes contextos, valorizando o conhecimento científico e o bem estar físico e mental de si próprio e daqueles com quem convive. |
F5
Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de auto-cuidado, de auto-estima e de respeito ao outro. | H15 - Reconhecer funções e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas disfunções ou doenças a eles relacionados. | H16 - Associar problemas de saúde a sintomas, testes diagnósticos simples ou possíveis conseqüências da automedicação. | H17 - Relacionar saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de medicamentos e outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo de vida humano. | H18 - Analisar o funcionamento de métodos anticoncepcionais, reconhecendo a importância de alguns deles na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. | H19 - Selecionar propostas em prol da saúde física e mental dos indivíduos ou coletividade, em diferentes condições etárias, culturais ou sócio-ambientais. |
F6
Aplicar conhecimentos de ciência e tecnologia e procedimentos de investigação científica em diferentes contextos. | H20 - Interpretar informações contidas em rótulos, embalagens, bulas, receitas, manuais de instrumentos e equipamentos simples. | H21 - Avaliar produtos de uso cotidiano (limpeza, higiene, alimentos, medicamentos ou outros).de mesma finalidade, baseando-se em suas propriedades. | H22 - Relacionar comportamento de variáveis em observação ou experimentação de fenômenos naturais. | H23 - Avaliar riscos e benefícios de procedimentos para solução de problema real, considerando o interesse coletivo. | H24 - Diagnosticar situações do cotidiano em que ocorrem desperdícios de energia ou matéria, propondo formas de minimizá-las. |
F7
Compreender o Sistema Solar, enfatizando a Terra em sua constituição geológica e planetária própria, situando o ser humano no espaço e no tempo em relação ao Universo. | H25 - Empregar linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações) para descrever a constituição ou a dinâmica da Terra e do Sistema solar. | H26 - Relacionar diferentes fenômenos cíclicos como dia e noite, estações do ano, climas, fases da lua, marés e eclipses aos movimentos da Terra e da Lua. | ____________ | H27 - Relacionar características do planeta Terra com fenômenos naturais ou induzidos pela atividade humana. | ______________ |
F8
Avaliar a disponibilidade e os processos para obtenção e utilização de recursos materiais e energéticos. | _____________ | H28 - Relacionar diferentes recursos naturais – seres vivos, materiais ou energia – a bens de consumo utilizados no cotidiano. | H29 - Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo em sua relação com condições sócio-ambientais. | ________________ | H30 - Analisar propostas de uso de materiais e recursos energéticos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, considerando características e disponibilidades regionais (de subsolo, vegetação, rios, ventos, oceanos etc.). |
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS – ENSINO MÉDIO
EIXOS COGNITIVOS
COMPETÊNCIAS DE CIÊNCIAS
DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS | I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. | II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. | III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações-problema. | IV – Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente. | V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. |
M1
Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. | __________ | H1 - Identificar características de ondas sonoras ou de ondas eletromagnéticas, relacionando-as a seus usos nos mais diferentes contextos. | H2 - Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde, ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. | H3 - Confrontar diferentes interpretações de senso comum e científicas sobre práticas sociais (formas de produção e hábitos pessoais), reconhecendo a evolução da linguagem científica ao longo do tempo e em diferentes culturas. | H4 - Analisar propostas de intervenção nos ambientes considerando a qualidade de vida humana ou medidas de conservação, recuperação e utilização sustentável da biodiversidade. |
M2
Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal. | __________ | H5 - Dimensionar circuitos elétricos domésticos ou em outros ambientes, considerando informações dadas sobre corrente, tensão, resistência e potência. | H6 - Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos ou sistemas tecnológicos de uso comum.. | H7 - Selecionar testes de controle, outros parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, saúde do trabalhador e a qualidade de vida. | __________ |
M3
Associar alterações ambientais a processos produtivos e sociais, e instrumentos ou ações científico-tecnológicos a degradação e preservação do ambiente. | H8 - Identificar etapas nos processos de obtenção, utilização ou reciclagem de recursos naturais e matérias-primas | H9 - Compreender a importância da água para a vida em diferentes ambientes em termos de suas propriedades químicas, físicas e biológicas, identificando fatos que causam perturbações em seu ciclo. | H10 - Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destinos dos poluentes ou prevendo efeitos nos sistemas naturais, produtivos e sociais. | H11 - Reconhecer aspectos éticos, vantagens e desvantagens da biotecnologia (transgênicos, clones, melhoramento genético, cultura de células),considerando as estruturas e processos biológicos neles envolvidos | H12 - Relacionar atividades sociais e econômicas – comércio, industrialização, urbanização, mineração e agropecuária – com as principais alterações nos ambientes brasileiros, considerando os interesses contraditórios envolvidos. |
M4
Compreender organismo humano e saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais. | H13 - Interpretar indicadores de saúde e desenvolvimento humano, como mortalidade, natalidade, longevidade, nutrição, saneamento, renda e escolaridade, apresentados em gráficos, tabelas e/ou textos. | H14 - Reconhecer os mecanismos da transmissão da vida, prevendo a manifestação de características dos seres vivos, em especial, do ser humano. | H15 - Associar os processos vitais do organismo humano (defesa, manutenção do equilíbrio interno, relações com o ambiente, sexualidade etc.) a fatores de ordem ambiental, social ou cultural dos indivíduos, seus hábitos ou outras características pessoais. | __________ | __________ |
M5
Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos. | H16 - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas Ciências, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica. | __________ | __________ | H17 - Relacionar as propriedades física, químicas ou biológicas de produtos, sistemas e procedimentos às finalidades a que se destinam, os problemas ambientais e/ou os eventuais riscos às saúde decorrentes de sua aplicação. | H18 - Selecionar métodos ou procedimentos próprios das Ciências Naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental. |
M6
Apropriar-se de conhecimentos da física para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo. | H19 - Reconhecer características físicas e parâmetros de movimentos de veículos, corpos celestes e outros objetos em diferentes linguagens e formas de representação. | __________ | H20 - Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais e tecnológicos que envolvem trocas de calor, mudanças de pressão e densidade ou interações físicas que provoquem movimentos de objetos. | H21 - Avaliar sistemas naturais e tecnológicos em termos da potência útil, dissipação de calor e rendimento, identificando as transformações de energia ou os processos pelos quais elas ocorrem. | H22 - Comparar possibilidades de geração de energia para uso social em determinado ambiente, identificando as diferentes opções em termos de seus impactos ambiental, social e econômico. |
M7
Apropriar-se de conhecimentos da química para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo. | H23 - Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias e transformações químicas. | H24 - Caracterizar materiais ou substâncias, identificando propriedades, etapas, rendimentos e implicações sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção. | H25 - Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômica na produção ou no consumo de eletricidade, dos combustíveis ou de recursos minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos. | __________ | H26 -- Analisar propostas de intervenção ambiental aplicando conhecimento químico, observando riscos e benefícios. |
M8
Apropriar-se de conhecimentos da biologia para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo. | _______________ | H27 - Associar características adaptativas dos grandes grupos de animais ou de plantas com o seu modo de vida ou seus limites de distribuição nos diferentes ambientes, em especial nos ambientes brasileiros. | H28 - Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam vírus, bactérias, protozoários, algas ou fungos, analisando implicações para a indústria alimentícia, a agricultura, os ciclos biogeoquímicos, a saúde individual ou coletiva, ou produção de medicamentos. | H29 - Comparar argumentos em debate, ao longo do tempo, sobre a evolução dos seres vivos. | H30 - Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e à implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente. |
ANEXO 2 DO EDITAL
DO EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO E COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS ORIENTAÇÕES PARA CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENCCEJA/2006.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1.Textos a que não serão atribuídos pontos:
B (em branco) – textos com até 05 linhas escritas.
N (nulo) – textos em que haja a intenção clara do autor de anular a redação (palavrões, riscos ou desenhos não acompanhados de texto etc).
I (ilegível) – texto com letra totalmente ilegível ou texto em outra língua que não seja a portuguesa.
D (desconsiderado) – texto que não desenvolve o tema da redação.
Para efeitos estatísticos, às redações D, I e N será atribuído o grau zero (0).
As redações classificadas com B (em branco) não recebem grau e não entram nas análises.
2. Textos a que será atribuído valor quantitativo e critérios de avaliação:
ENSINO FUNDAMENTAL
A) Competência I – 1,00 ponto
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Avaliar o uso adequado do seguinte conjunto de requisitos: registro formal; ortografia; emprego de letras maiúsculas, acentuação, separação de sílabas, hífen, pontuação, colocação de pronomes; flexão nominal e verbal; concordância nominal e verbal; parágrafo; regência verbal e nominal.
Classificação do desempenho quanto ao domínio da língua:
IN (Insuficiente)
R (Regular)
B (Bom)
E (Excelente).
B) Competência II – 2,00 pontos
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo.
Aspecto principal a ser considerado na avaliação: compreensão do tema.
A estrutura desejável para o texto produzido é a dissertativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Os textos em forma de poema e narração não serão aceitos (Desconsiderados).
Observação: Esta competência é importantíssima, pois ela acarreta a desconsideração (D) de um texto por fuga do tema e/ou da estrutura solicitada.
Classificação do desempenho quanto ao domínio do tema e/ou estrutura:
IN (Insuficiente – tangenciou o tema);
R (Regular – desenvolveu razoavelmente o tema);
B (Bom desenvolvimento do tema e bom domínio da estrutura dissertativa);
E (Excelente domínio do tema e bom/excelente domínio da estrutura dissertativa).
C) Competência III – 1,00 ponto
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (enfrentamento da situação-problema).
Coerência textual: organização do texto quanto a sua lógica interna e externa, quanto ao equilíbrio lógico das idéias e das partes.
Classificação do desempenho quanto à seleção de informações e argumentos coerentes:
IN (Insuficiente ou Precário)
R (Regular)
B (Bom)
E (Excelente).
D) Competência IV – 1,00 ponto
Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Coesão textual: ligação (articulação) das partes do texto, com uso adequado de recursos coesivos morfo-sintáticos (conjunções, pronomes relativos, advérbios, pontuação, seqüência temporal) e lexicais (precisão na escolha das palavras, uso de sinônimos, repetição, reiteração etc).
Classificação do desempenho quanto à coesão textual:
IN (Insuficiente)
R (Regular)
B (Bom)
E (Excelente).
ENSINO MÉDIO
A) Competência I – 1,00 ponto
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
Avaliar o uso adequado do seguinte conjunto de requisitos: registro formal; ortografia; emprego de letras maiúsculas, acentuação, separação de sílabas, hífen, pontuação, colocação de pronomes; flexão nominal e verbal; concordância nominal e verbal; parágrafo; regência verbal e nominal.
Classificação do desempenho quanto ao domínio da língua:
IN (Insuficiente)
R (Regular)
B (Bom)
E (Excelente).
B) Competência II – 1,00 ponto
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo.
Aspecto principal a ser considerado na avaliação: compreensão do tema.
A estrutura desejável para o texto produzido é a dissertativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Os textos em forma de poema e narração não serão aceitos (Desconsiderados).
Observação: Esta competência é importantíssima, pois ela acarreta a desconsideração (D) de um texto por fuga do tema e/ou da estrutura solicitada.
Classificação do desempenho quanto ao domínio do tema e/ou estrutura:
IN (Insuficiente – tangenciou o tema);
R (Regular – desenvolveu razoavelmente o tema);
B (Bom desenvolvimento do tema e bom domínio da estrutura dissertativa);
E (Excelente domínio do tema e bom/excelente domínio da estrutura dissertativa).
C) Competência III – 1,00 ponto
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (enfrentamento da situação-problema).
Coerência textual: organização do texto quanto a sua lógica interna e externa, quanto ao equilíbrio lógico das idéias e das partes.
Classificação do desempenho quanto à seleção de informações e argumentos coerentes:
IN (Insuficiente ou Precário)
R (Regular)
B (Bom)
E (Excelente).
D) Competência IV – 1,00 ponto
Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Coesão textual: ligação (articulação) das partes do texto, com uso adequado de recursos coesivos morfo-sintáticos (conjunções, pronomes relativos, advérbios, pontuação, seqüência temporal) e lexicais (precisão na escolha das palavras, uso de sinônimos, repetição, reiteração etc).
Classificação do desempenho quanto à coesão textual:
IN (Insuficiente)
R (Regular)
B (Bom)
E (Excelente).
E) Competência V – 1,00 ponto
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.
Proposta solidária de intervenção na realidade ou na situação-problema; demonstração de cidadania ativa.
Classificação do desempenho quanto à pertinência da proposta de intervenção:
IN (Insuficiente)
R (Regular)
B (Bom)
E (Excelente).
3. Atribuição de valor a cada competência no texto avaliado:
ENSINO FUNDAMENTAL
Quadro de equivalências para as Competências I, III e IV:
Insuficiente ou Precário (IN) – 0,25
Regular (R) - 0,50
Bom (B) - 0,75
Excelente (E) -1,00
As Competências I, III e IV da redação analisada terá o valor de no máximo 1,00 ponto, totalizando 3,00 pontos. A Competência II terá no máximo 2,00, devendo, para esta competência, ser seguido o quadro de equivalências abaixo:
Quadro de equivalências para a Competência II:
Insuficiente ou Precário (IN) – 0,50
Regular (R) - 1,00
Bom (B) - 1,50
Excelente (E) - 2,00
A nota global da Redação (máximo de 5,00 pontos) será somada com a nota global da Prova Objetiva de Língua Portuguesa, Educação Artística, Educação Física e Língua Estrangeira (5,00 pontos num total de 30 questões objetivas), perfazendo 10,00 pontos – a nota máxima na prova e redação.
Observação: A Competência V não será avaliada nas redações do Ensino Fundamental.
ENSINO MÉDIO
Quadro de equivalências para as Competências I, II, III, IV e V:
Insuficiente ou Precário (IN) – 0,25
Regular (R) - 0,50
Bom (B) - 0,75
Excelente (E) - 1,00
Cada competência da redação analisada terá o valor de no máximo 1,00 ponto, totalizando 5,00 pontos máximos para as 05 competências da Redação do ensino médio.
A nota global da Redação (máximo de 5,00 pontos) será somada com a nota global da Prova Objetiva de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – Ensino Médio (5,00 pontos num total de 30 questões objetivas), perfazendo 10,00 pontos – a nota máxima na prova e redação. |