(*) Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais.
Preparar página para modo de Impressão

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

RESOLUÇÃO/SED Nº 4.180, DE 24 DE ABRIL DE 2023.

Altera e acrescenta dispositivos à Resolução SED n. 3.774, de 28 de julho de 2020, que dispõe sobre o credenciamento do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados - CEEJA/MS, sediado no Município de Dourados/MS, para expedir a certificação de conclusão do ensino médio aos participantes de Exames de EJA.

Publicada no Diário Oficial n. 11.139, de 25/04/2023, pág. 22-23

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º Alterar e acrescentar dispositivos à Resolução/SED n. 3.774, de 28 de julho de 2020, que passa a vigorar com a seguinte redação:

Ementa: “Dispõe sobre o credenciamento do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados - CEEJA/MS, sediado no município de Dourados/MS, para expedir a certificação de conclusão das etapas do ensino fundamental e do ensino médio aos participantes de Exames de EJA, e dá outras providências”. (NR)

“Art. 1º Credenciar o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados - CEEJA/MS, localizado no município de Dourados/MS, para expedir a certificação de conclusão das etapas do ensino fundamental e do ensino médio aos participantes de Exames de Educação de Jovens e Adultos, de Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCEEJA e de Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.” (NR)

Parágrafo único. Poderão obter a certificação de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio os egressos de cursos de educação de jovens e adultos, com matrícula por disciplina/componente curricular, cujos estudos formais foram concluídos com êxito. ”
(NR)
...........................................................................................................

“Art. 3º Para fazer jus à certificação de conclusão, o interessado deverá comprovar que ainda não concluiu a etapa do ensino fundamental e/ou do ensino médio e observar os seguintes requisitos:
I - ter 15 (quinze) anos completos, se for da etapa do ensino fundamental;
II - ter 18 (dezoito) anos completos, se for da etapa do ensino médio;
III - apresentar Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), se tiver, no caso dos estudantes menores de idade;
IV - apresentar Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), se estudante maior de idade;
V - apresentar certificados de eliminação parciais de disciplinas que compõem a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.” (NR)

“Art. 5º Para resguardar os direitos do interessado e dos profissionais envolvidos, o CEEJA/MS deverá manter arquivo do qual conste:
I - uma via do certificado de conclusão expedido;
II - cópia da Certidão de Nascimento/Carteira de Identidade e do CPF, conforme o caso;
III - os certificados originais de eliminação parcial.” (NR)


Art. 2º O Anexo Único da Resolução/SED n. 3.774, de 28 de julho de 2020, passa a vigorar de acordo com o Anexo Único a esta Resolução.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

CAMPO GRANDE/MS, 24 DE ABRIL DE 2023.
HELIO QUEIROZ DAHER
Secretário de Estado de Educação

ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.180, DE 24 DE ABRIL DE 2023.
Anexo Único da Resolução/SED n. 3.774, de 28 de julho de 2020

Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados - CEEJA/MS.
Endereço:________________________________________________________
Telefone: ________________________________________________________

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Certifica-se que ______________________________________, natural de _______________________Estado de____________________________________, nascido em __/__/____, portador da Certidão de Nascimento/RG. n. _________ Órgão Expedidor: ______, UF:___ e inscrição no CPF n. ___________, tendo em vista os resultados obtidos no __________________, realizados nos anos ___________ é considerado concluinte da etapa do ensino __________________ (fundamental/médio), nos termos da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e da Resolução/SED n. _______, de ____.


Áreas de conhecimento/disciplinas ou componentes curricularesPontos obtidos/Notas

O presente certificado tem validade nacional, estando o concluinte apto para o prosseguimento de estudos.



_____________________________________________________________________________________________________________________
Local e data


Secretário/Carimbo/Assinatura
Diretor/Carimbo/Assinatura