A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, em substituição, no uso de suas atribuições legais e considerando a Lei n. 9.394/1996, a Deliberação/CEE/MS n. 10.647, de 28 de abril de 2015, a Lei Complementar n. 165, de 25 de outubro de 2012, assim como a legislação vigente para o Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul,
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar as Matrizes Curriculares das etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para as unidades escolares da Educação Escolar Indígena e extensões da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, constantes dos Anexos desta Resolução, que operacionalizam o ensino de tempo parcial e de tempo integral.
Art. 2º As Matrizes Curriculares dos Anexos VIII e IX desta Resolução serão operacionalizadas somente nas unidades escolares que recebem estudantes de transporte escolar – linha mista - e condicionadas ao turno em que estudam.
Art. 3º As unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul que operacionalizam o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em tempo parcial e em tempo integral, atenderão à Resolução/SED que dispõe sobre a organização curricular e o regime escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no que couber.
Art. 4º Esta Resolução possui valor regimental.
Art. 5º Revogam-se, a partir de 1º de janeiro de 2024, a Resolução/SED n. 3.959, de 16 de dezembro de 2021, e a Resolução/SED n. 4.253, de 3 de janeiro de 2024.
Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.CAMPO GRANDE/MS, 24 DE JANEIRO DE 2024.
MARY NILCE PEIXOTO DOS SANTOS
Secretária de Estado de Educação, em substituição
ANEXO I DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
ESCOLAS IDENTIFICADAS COMO ESCOLAS INDÍGENAS E SUAS RESPECTIVAS EXTENSÕES
OFERTA PARCIAL
MUNICÍPIO | ESCOLAS INDÍGENAS | EXTENSÕES INDÍGENAS |
Amambai | Escola Estadual Indígena Mbo’ eroy Guarani Kaiowá | - Extensão Sala Coroa Sagrada - Aldeia Amambai |
- Extensão Brilho Do Sol - Aldeia Limão Verde |
Anastácio | Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva | ---------- |
Dois Irmãos do
Buriti | Escola Estadual Indígena Cacique Ndeti Reginaldo | ---------- |
Dourados | Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka - Marçal de Souza | - Extensão Araporã - Aldeia Bororó - Aldeia Bororó |
Japorã | Escola Estadual Indígena Kuña Yruku - Marina Lopes | ---------- |
Miranda | Escola Estadual Indígena Cacique Vicente de Almeida | ---------- |
Porto Murtinho | Escola Estadual Indígena Antônio Alves de Barros | - Sala Aldeia Tomásia - Aldeia Tomásia |
- Sala Aldeia São João - Aldeia São João |
- Extensão Aldeia Campina - Aldeia Campina |
Sidrolândia | Escola Estadual “Kopenoti” de Ensino Médio Professor Lúcio Dias | - Extensão Flaviana Alcântara De Figueiredo - Aldeia Tereré |
Tacuru | Escola Estadual Indígena Jasy Rendy | - Extensão Aldeia Jaguapiré - Aldeia Jaguapiré |
ANEXO II DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
ESCOLAS IDENTIFICADAS COMO ESCOLAS INDÍGENAS E SUAS RESPECTIVAS EXTENSÕES
OFERTA INTEGRAL
MUNICÍPIO | ESCOLAS INDÍGENAS | EXTENSÕES INDÍGENAS |
Aquidauana | Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pascoal Leite Dias | ---------- |
Escola Estadual Indígena Pastor Reginaldo Miguel - Hoyenó’o | ---------- |
Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Professor Domingos Veríssimo Marcos - MIHIN | ---------- |
Caarapó | Escola Estadual Indígena de Ensino Médio “Yvy Poty” | ---------- |
Corumbá | Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho “Toghopanãa” | ---------- |
Dois Irmãos do Buriti | Escola Estadual Indígena Natividade Alcântara Marques | ---------- |
Miranda | Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo | ---------- |
Escola Estadual Indígena Professor Atanásio Alves | ---------- |
Nioaque | Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente | ---------- |
ANEXO III DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
ESCOLAS URBANAS COM EXTENSÕES IDENTIFICADAS COMO EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
MUNICÍPIO | ESCOLAS URBANAS | EXTENSÕES INDÍGENAS |
Antônio João | Escola Estadual Pantaleão Coelho Xavier | - Extensão Sala Tupã’I - Aldeia Campestre |
Bela Vista | Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho | - Extensão Sala Indígena Pirakuá - Aldeia Pirakuá |
Brasilândia | Escola Estadual Debrasa | - Extensão Indígena Ofaié – Aldeia Anodi |
Coronel Sapucaia | Escola Estadual Coronel Sapucaia | - Sala Ñande Reko Arandu - Missão Evangélica Caiuá. |
Dourados | Escola Estadual Pres. Getúlio Vargas | - Sala Pai Chiquito - Chiquito Pedro - Aldeia Panambizinho |
Douradina | Escola Estadual Barão do Rio Branco | - Extensão Aldeia Panambi Lagoa Rica - Aldeia Panambi Lagoa Rica |
Eldorado | Escola Estadual Eldorado | - Extensão Aldeia Cerrito - Aldeia Cerrito |
Iguatemi | Escola Estadual 8 de Maio | - Extensão Pyelito Kué - Aldeia Panambizinho |
Laguna Carapã | Escola Estadual Álvaro Martins dos Santos | - Extensão Aldeia Rancho Jacaré - Aldeia Rancho Jacaré |
Paranhos | Escola Estadual Santiago Benites | - Extensão Aldeia Pirajuí - Aldeia Pirajuí |
ANEXO IV DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - 2024 |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | ÁREAS DE CONHECIMENTOS | COMPONENTES CURRICULARES | 1º ANO | 2º ANO | 3º ANO | 4º ANO | 5º ANO | 6º ANO | 7º ANO | 8º ANO | 9º ANO |
CIÊNCIAS DA NATUREZA | CIÊNCIAS | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 3 | 3 | 3 | 3 |
MATEMÁTICA | MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
MATEMÁTICA - RA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
GEOGRAFIA | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
LINGUAGENS | LINGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
LINGUA PORTUGUESA - RA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
ARTE | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
LINGUA INGLESA |  |  |  |  |  | 2 | 2 | 2 | 2 |
LINGUA MATERNA | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 |
ENSINO RELIGIOSO | ENSINO RELIGIOSO* | | | | | | 1 | 1 | 1 | 1 |
PROJETO DE VIDA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
TOTAL SEMANAL DE HORAS AULAS | 25 | 25 | 25 | 25 | 25 | 26 | 26 | 26 | 26 |
TOTAL ANUAL DE HORAS AULAS | 1000 | 1000 | 1000 | 1000 | 1000 | 1040 | 1040 | 1040 | 1040 |
CARGA HORÁRIA | 834 | 834 | 834 | 834 | 834 | 867 | 867 | 867 | 867 |
*Oferta obrigatória com matrícula facultativa ao estudante.
RA = Recomposição da Aprendizagem. |
ANEXO V DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL DUAS LINGUAS
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | ÁREAS DE CONHECIMENTOS | COMPONENTES CURRICULARES | 1º ANO | 2º ANO | 3º ANO | 4º ANO | 5º ANO | 6º ANO | 7º ANO | 8º ANO | 9º ANO |
CIÊNCIAS DA NATUREZA | CIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
MATEMÁTICA | MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 |
MATEMÁTICA - RA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
GEOGRAFIA | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
LINGUAGENS | LINGUA PORTUGUESA | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
LINGUA PORTUGUESA - RA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
ARTE | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
LINGUA INGLESA |  |  |  |  |  | 2 | 2 | 2 | 2 |
LINGUA MATERNA I | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 |
LINGUA MATERNA II | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 |
ENSINO RELIGIOSO | ENSINO RELIGIOSO* | | | | | | 1 | 1 | 1 | 1 |
PROJETO DE VIDA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
TOTAL SEMANAL DE HORAS AULAS | 25 | 25 | 25 | 25 | 25 | 26 | 26 | 26 | 26 |
TOTAL ANUAL DE HORAS AULAS | 1000 | 1000 | 1000 | 1000 | 1000 | 1040 | 1040 | 1040 | 1040 |
CARGA HORÁRIA | 834 | 834 | 834 | 834 | 834 | 867 | 867 | 867 | 867 |
*Oferta obrigatória com matrícula facultativa ao estudante.
RA = Recomposição da Aprendizagem. |
ANEXO VI DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL INTEGRAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL TEMPO INTEGRAL INDÍGENA - 2024 |
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | ÁREAS DE CONHECIMENTOS | COMPONENTES CURRICULARES | 1º ANO | 2º ANO | 3º ANO | 4º ANO | 5º ANO | 6º ANO | 7º ANO | 8º ANO | 9º ANO |
CIÊNCIAS DA NATUREZA | CIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
ELETIVA - CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
MATEMÁTICA | MATEMÁTICA | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 | 4 | 4 | 4 | 4 |
MATEMÁTICA - RA | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 |
ELETIVA - LETRAMENTO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
GEOGRAFIA | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
ELETIVA– CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIEDADE | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
LINGUAGENS | LINGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 | 4 | 4 | 4 | 4 |
LINGUA PORTUGUESA - RA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
LINGUA MATERNA | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
ARTE | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
LÍNGUA INGLESA |  |  |  |  |  | 2 | 2 | 2 | 2 |
ELETIVA – LITERATURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
ENSINO RELIGIOSO | ENSINO RELIGIOSO* | | | | | | 1 | 1 | 1 | 1 |
PROJETO DE VIDA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 2 | 2 | 2 | 2 |
SISTEMA DE PRODUÇÃO | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
CARGA HORÁRIA | SEMANAL EM TEMPO DE APRENDIZAGEM | 40 | 40 | 40 | 40 | 40 | 41 | 41 | 41 | 41 |
ANUAL EM TEMPO DE APRENDIZAGEM | 1600 | 1600 | 1600 | 1600 | 1600 | 1640 | 1640 | 1640 | 1640 |
TOTAL ANUAL EM HORAS | 1334 | 1334 | 1334 | 1334 | 1334 | 1367 | 1367 | 1367 | 1367 |
*Oferta obrigatória com matrícula facultativa ao estudante.
RA = Recomposição da Aprendizagem. |
ANEXO VII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA (30 AP)
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 3 | 3 | 3 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 3 | 3 | 3 |
Arte | 1 | 1 | 1 |
Educação Física | 1 | 1 | 1 |
Língua Inglesa | 1 | 1 | 1 |
Língua Materna | 2 | 2 | 2 |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 1 | 1 | 1 |
Física | 1 | 1 | 1 |
Química | 1 | 1 | 1 |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | 1 | 1 |
Geografia | 1 | 1 | 1 |
História | 1 | 1 | 1 |
Sociologia | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 2 | 2 | 2 |
Matemática - RA | 2 | 2 | 2 |
Sistema de Produção | 1 | 1 | 1 |
Literatura e Produção Textual | 1 | 1 | 1 |
Questões Indígena | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 7 | 7 | 7 |
Anual em h/a | 280 | 280 | 280 |
Anual em Horas | 233,3 | 233,3 | 233,4 |
Etapa em Horas | 700 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 1 | 1 | 1 |
Eletiva | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular III | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 5 | 5 | 5 |
Anual em h/a | 200 | 200 | 200 |
Anual em Horas | 166,7 | 166,7 | 166,7 |
Etapa em Horas | 500 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 1 | 1 | 1 |
Matemática - RA | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 2 | 2 | 2 |
Anual em h/a | 80 | 80 | 80 |
Anual em Horas | 66,6 | 66,7 | 66,7 |
Etapa em Horas | 200 |
Parte Flexível | Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional II | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional III | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,3 | 333,3 | 333,4 |
Etapa em Horas | 1.000 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 3.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANEXO VIII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DIURNO (25 AP + 5 ANP)
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 3 | - | 3 | - | 3 | - |
Língua Materna | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Educação Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Língua Inglesa | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Química | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Geografia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
História | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Sociologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 16 | 2 | 16 | 2 | 16 | 2 |
18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Língua Portuguesa - RA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Matemática - RA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Questões Indígenas | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 3 | 2 | 3 | 2 | 3 | 2 |
5 | 5 | 5 |
Anual em h/a | 200 | 200 | 200 |
Anual em Horas | 166,6 | 166,7 | 166,7 |
Etapa em Horas | 500 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Eletiva | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 2 | - | 2 | - | 2 | - |
Unidade Curricular III | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 6 | 1 | 6 | 1 | 6 | 1 |
7 | 7 | 7 |
Anual em h/a | 280 | 280 | 280 |
Anual em Horas | 233,3 | 233,3 | 233,4 |
Etapa em Horas | 700 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Língua Portuguesa - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Matemática - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 2 | 2 | 2 |
Anual em h/a | 80 | 80 | 80 |
Anual em Horas | 66,6 | 66,7 | 66,7 |
Etapa em Horas | 200 |
Parte Flexível | Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 3 | 1 | 3 | 1 | 3 | 1 |
Unidade Curricular Profissional II | 3 | 1 | 3 | 1 | 3 | 1 |
Unidade Curricular Profissional III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 7 | 3 | 7 | 3 | 7 | 3 |
10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,3 | 333,3 | 333,4 |
Etapa em Horas | 1.000 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 3.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.
ANEXO IX DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL DUAS LÍNGUAS MATERNAS
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DIURNO (25 AP + 5 ANP)
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 3 | - | 3 | - | 3 | - |
Língua Materna I | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Educação Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Língua Inglesa | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Química | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Geografia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
História | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Sociologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 16 | 2 | 16 | 2 | 16 | 2 |
18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Língua Portuguesa - RA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Matemática - RA | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Questões Indígenas | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Língua Materna II | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 4 | 2 | 4 | 2 | 4 | 2 |
6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Eletiva | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Unidade Curricular III | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 5 | 1 | 5 | 1 | 5 | 1 |
6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Língua Portuguesa - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Matemática - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 2 | 2 | 2 |
Anual em h/a | 80 | 80 | 80 |
Anual em Horas | 66,6 | 66,7 | 66,7 |
Etapa em Horas | 200 |
Parte Flexível | Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 3 | 1 | 3 | 1 | 3 | 1 |
Unidade Curricular Profissional II | 3 | 1 | 3 | 1 | 3 | 1 |
Unidade Curricular Profissional III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 7 | 3 | 7 | 3 | 7 | 3 |
10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,3 | 333,3 | 333,4 |
Etapa em Horas | 1.000 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 3.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.
ANEXO X DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOTURNO (21 AP + 9 ANP)
Ano: a partir de 2024
Turno: Noturno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 |
Língua Materna | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Educação Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Língua Inglesa | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Química | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Geografia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
História | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Sociologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 14 | 4 | 14 | 4 | 14 | 4 |
18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Questões Indígenas | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Sistema de Produção | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Projeto de Vida | 1 |  | 1 |  | 1 |  |
Literatura e Produção Textual | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 4 | 2 | 4 | 2 | 4 | 2 |
Semanal em h/a | 6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Semanal em h/a | 6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Língua Portuguesa - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Matemática - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 2 | 2 | 2 |
Anual em h/a | 80 | 80 | 80 |
Anual em Horas | 66,6 | 66,7 | 66,7 |
Etapa em Horas | 200 |
Parte Flexível | Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular Profissional II | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular Profissional III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 |
10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,3 | 333,3 | 333,4 |
Etapa em Horas | 1.000 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 3.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.
ANEXO XI DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOTURNO (21 AP + 9 ANP)
Ano: a partir de 2024
Turno: Noturno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 |
Língua Materna | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Educação Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Língua Inglesa | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Química | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Geografia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
História | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Sociologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 14 | 4 | 14 | 4 | 14 | 4 |
18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Questões Indígenas | 2 | - | 2 | - | 2 | - |
Projeto de Vida | 1 |  | 1 |  | 1 |  |
Literatura e Produção Textual | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 4 | 2 | 4 | 2 | 4 | 2 |
Semanal em h/a | 6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Semanal em h/a | 6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Língua Portuguesa - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Matemática - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 2 | 2 | 2 |
Anual em h/a | 80 | 80 | 80 |
Anual em Horas | 66,6 | 66,7 | 66,7 |
Etapa em Horas | 200 |
Parte Flexível | Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular Profissional II | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular Profissional III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 |
10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,3 | 333,3 | 333,4 |
Etapa em Horas | 1.000 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 3.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.
ANEXO XII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL COM DUAS LÍNGUAS MATERNAS EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOTURNO (21 AP + 9 ANP)
Ano: a partir de 2024
Turno: Noturno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 |
Língua Materna I | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Educação Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Língua Inglesa | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Química | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Geografia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
História | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Sociologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 14 | 4 | 14 | 4 | 14 | 4 |
18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Questões Indígenas | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Língua Materna II | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Projeto de Vida | 1 |  | 1 |  | 1 |  |
Literatura e Produção Textual | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 4 | 2 | 4 | 2 | 4 | 2 |
Semanal em h/a | 6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Semanal em h/a | 6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Língua Portuguesa - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Matemática - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 2 | 2 | 2 |
Anual em h/a | 80 | 80 | 80 |
Anual em Horas | 66,6 | 66,7 | 66,7 |
Etapa em Horas | 200 |
Parte Flexível | Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular Profissional II | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular Profissional III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 |
10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,3 | 333,3 | 333,4 |
Etapa em Horas | 1.000 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 3.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.
ANEXO XIII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
NOTURNO (21 AP + 9 ANP)
Ano: a partir de 2024
Turno: Noturno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 |
Língua Materna | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Educação Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Língua Inglesa | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Física | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Química | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Geografia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
História | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Sociologia | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 14 | 4 | 14 | 4 | 14 | 4 |
18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Língua Portuguesa - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Matemática - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Projeto de Vida | 1 |  | 1 |  | 1 |  |
Literatura e Produção Textual | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 | 2 |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 4 | 2 | 4 | 2 | 4 | 2 |
Semanal em h/a | 6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 |
Semanal em h/a | 6 | 6 | 6 |
Anual em h/a | 240 | 240 | 240 |
Anual em Horas | 200 | 200 | 200 |
Etapa em Horas | 600 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | AP | ANP | AP | ANP | AP | ANP |
Língua Portuguesa - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Matemática - RA | 1 | - | 1 | - | 1 | - |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 2 | 2 | 2 |
Anual em h/a | 80 | 80 | 80 |
Anual em Horas | 66,6 | 66,7 | 66,7 |
Etapa em Horas | 200 |
Parte Flexível | Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular Profissional II | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular Profissional III | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 |
10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,3 | 333,3 | 333,4 |
Etapa em Horas | 1.000 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 3.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.
ANEXO XIV DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO INTEGRAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA (40 AP)
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 3 | 3 | 3 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 3 | 3 | 3 |
Língua Materna | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | 1 | 1 |
Educação Física | 1 | 1 | 1 |
Língua Inglesa | 1 | 1 | 1 |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 2 | 2 | 2 |
Física | 1 | 1 | 1 |
Química | 1 | 1 | 1 |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | 1 | 1 |
Geografia | 1 | 1 | 1 |
História | 1 | 1 | 1 |
Sociologia | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 2 | 2 | 2 |
Matemática - RA | 2 | 2 | 2 |
Aprofundamento em Língua Materna | 1 | 1 | 1 |
Língua Espanhola | 1 | 1 | 1 |
Agroecologia e Sustentabilidade | 1 | 1 | 1 |
Etnomatemática | 1 | 1 | 1 |
História, língua e cultura indígena | 1 | 1 | 1 |
Empreendedorismo social | 1 | 1 | 1 |
Ciências integradas ao fazer indígena | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 11 | 11 | 11 |
Anual em h/a | 440 | 440 | 440 |
Anual em Horas | 366,66 | 366,67 | 366,67 |
Etapa em Horas | 1.100 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 2 | 2 | 2 |
Estudo Orientado | 1 | 1 | 1 |
Eletiva | 2 | 2 | 1 |
Unidade Curricular I | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular II | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular III | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 11 | 11 | 11 |
Anual em h/a | 440 | 440 | 440 |
Anual em Horas | 366,66 | 366,67 | 366,67 |
Etapa em Horas | 1.100 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 1 | 1 | 1 |
Matemática - RA | 1 | 1 | 1 |
Língua Espanhola | 1 | 1 | 1 |
Aprofundamento em Língua Materna | 1 | 1 | 1 |
Etnomatemática | 1 | 1 | 1 |
História, língua e cultura indígena | 1 | 1 | 1 |
Empreendedorismo social | 1 | 1 | 1 |
Ciências integradas ao fazer indígena | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 8 | 8 | 8 |
Anual em h/a | 320 | 320 | 320 |
Anual em Horas | 266,66 | 266,67 | 266,67 |
Etapa em Horas | 800 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular III | 1 | 1 | 1 |
Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional II | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional III | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 14 | 14 | 14 |
Anual em h/a | 560 | 560 | 560 |
Anual em Horas | 466,66 | 466,67 | 466,67 |
Etapa em Horas | 1.400 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 4.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANEXO XV DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO INTEGRAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA (40 AP)
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 3 | 3 | 3 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 3 | 3 | 3 |
Língua Materna | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | 1 | 1 |
Educação Física | 1 | 1 | 1 |
Língua Inglesa | 1 | 1 | 1 |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 2 | 2 | 2 |
Física | 1 | 1 | 1 |
Química | 1 | 1 | 1 |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | 1 | 1 |
Geografia | 1 | 1 | 1 |
História | 1 | 1 | 1 |
Sociologia | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 2 | 2 | 2 |
Matemática - RA | 2 | 2 | 2 |
Aprofundamento em Língua Materna | 2 | 2 | 2 |
História, língua e cultura indígena | 1 | 1 | 1 |
Agroecologia e Sustentabilidade | 2 | 2 | 2 |
Etnomatemática | 1 | 1 | 1 |
Empreendedorismo social | 1 | 1 | 1 |
Ciências integradas ao fazer indígena | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 12 | 12 | 12 |
Anual em h/a | 480 | 480 | 480 |
Anual em Horas | 400 | 400 | 400 |
Etapa em Horas | 1200 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 1 | 1 | 1 |
Estudo Orientado | 1 | 1 | 1 |
Eletiva | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular I | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular II | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular III | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,33 | 333,33 | 333,34 |
Etapa em Horas | 1000 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 2 | 2 | 2 |
Matemática - RA | 1 | 1 | 1 |
Aprofundamento em Língua Materna | 1 | 1 | 1 |
Etnomatemática | 1 | 1 | 1 |
Agroecologia e sustentabilidade | 1 | 1 | 1 |
Empreendedorismo social | 1 | 1 | 1 |
Ciências integradas ao fazer indígena | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 8 | 8 | 8 |
Anual em h/a | 320 | 320 | 320 |
Anual em Horas | 266,66 | 266,67 | 266,67 |
Etapa em Horas | 800 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular III | 1 | 1 | 1 |
Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional II | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional III | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 14 | 14 | 14 |
Anual em h/a | 560 | 560 | 560 |
Anual em Horas | 466,66 | 466,67 | 466,67 |
Etapa em Horas | 1.400 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 4.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANEXO XVI DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO INTEGRAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA (40 AP)
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 3 | 3 | 3 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 3 | 3 | 3 |
Língua Materna | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | 1 | 1 |
Educação Física | 1 | 1 | 1 |
Língua Inglesa | 1 | 1 | 1 |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 2 | 2 | 2 |
Física | 1 | 1 | 1 |
Química | 1 | 1 | 1 |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | 1 | 1 |
Geografia | 1 | 1 | 1 |
História | 1 | 1 | 1 |
Sociologia | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 3 | 3 | 3 |
Matemática - RA | 2 | 2 | 2 |
Aprofundamento em Língua Materna | 2 | 2 | 2 |
Literatura e Produção Textual | 3 | 3 | 3 |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,33 | 333,33 | 333,34 |
Etapa em Horas | 1000 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 2 | 2 | 2 |
Estudo Orientado | 2 | 2 | 2 |
Eletiva | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular I | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular II | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular III | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 12 | 12 | 12 |
Anual em h/a | 480 | 480 | 480 |
Anual em Horas | 400 | 400 | 400 |
Etapa em Horas | 1200 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 2 | 2 | 2 |
Matemática - RA | 2 | 2 | 2 |
Aprofundamento em Língua Materna | 2 | 2 | 2 |
Literatura e Produção Textual | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 8 | 8 | 8 |
Anual em h/a | 320 | 320 | 320 |
Anual em Horas | 266,66 | 266,67 | 266,67 |
Etapa em Horas | 800 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular III | 1 | 1 | 1 |
Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional II | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional III | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 14 | 14 | 14 |
Anual em h/a | 560 | 560 | 560 |
Anual em Horas | 466,66 | 466,67 | 466,67 |
Etapa em Horas | 1.400 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 4.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANEXO XVII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO INTEGRAL - Escola Estadual Indígena Natividade Alcântara Marques Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA |
Áreas de Conhecimento | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Matemática e suas Tecnologias | Matemática | 3 | 3 | 3 |
Linguagens e suas Tecnologias | Língua Portuguesa | 3 | 3 | 3 |
Língua Materna | 1 | 1 | 1 |
Arte | 1 | 1 | 1 |
Educação Física | 1 | 1 | 1 |
Língua Inglesa | 1 | 1 | 1 |
Ciências da Natureza e suas Tecnologias | Biologia | 2 | 2 | 2 |
Física | 1 | 1 | 1 |
Química | 1 | 1 | 1 |
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Filosofia | 1 | 1 | 1 |
Geografia | 1 | 1 | 1 |
História | 1 | 1 | 1 |
Sociologia | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral Básica | Semanal em h/a | 18 | 18 | 18 |
Anual em h/a | 720 | 720 | 720 |
Anual em Horas | 600 | 600 | 600 |
Etapa em Horas | 1.800 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO* |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 2 | 2 | 2 |
Matemática - RA | 2 | 2 | 2 |
Aprofundamento em Língua Materna | 2 | 2 | 2 |
História, Língua e Cultura Indígena | 2 | 2 | 2 |
Agroecologia e Sustentabilidade | 1 | 1 | 1 |
Etnomatemática | 1 | 1 | 1 |
Empreendedorismo social | 1 | 1 | 1 |
Ciências integradas ao fazer indígena | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário Formativo | Semanal em h/a | 12 | 12 | 12 |
Anual em h/a | 480 | 480 | 480 |
Anual em Horas | 400 | 400 | 400 |
Etapa em Horas | 1200 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 1 | 1 | 1 |
Estudo Orientado | 1 | 1 | 1 |
Eletiva | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular I | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular II | 2 | 2 | 2 |
Unidade Curricular III | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 10 | 10 | 10 |
Anual em h/a | 400 | 400 | 400 |
Anual em Horas | 333,33 | 333,33 | 333,34 |
Etapa em Horas | 1000 |
 |
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL** |
Parte Comum | Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens | Unidades Curriculares | 1° Ano | 2° Ano | 3° Ano |
Língua Portuguesa - RA | 1 | 1 | 1 |
Matemática - RA | 1 | 1 | 1 |
Aprofundamento em Língua Materna | 1 | 1 | 1 |
Etnomatemática | 1 | 1 | 1 |
História, Língua e Cultura Indígena | 2 | 2 | 2 |
Empreendedorismo Social | 1 | 1 | 1 |
Ciências Integradas ao fazer Indígena | 1 | 1 | 1 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Semanal em h/a | 8 | 8 | 8 |
Anual em h/a | 320 | 320 | 320 |
Anual em Horas | 266,66 | 266,67 | 266,67 |
Etapa em Horas | 800 |
Parte Flexível | Percurso de Aprofundamento e Integração de Estudos | Projeto de Vida | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular I | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular II | 1 | 1 | 1 |
Unidade Curricular III | 1 | 1 | 1 |
Percurso Profissional | Unidade Curricular Profissional I | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional II | 4 | 4 | 4 |
Unidade Curricular Profissional III | 2 | 2 | 2 |
Totais de Cargas Horárias do Percurso Profissional | Semanal em h/a | 14 | 14 | 14 |
Anual em h/a | 560 | 560 | 560 |
Anual em Horas | 466,66 | 466,67 | 466,67 |
Etapa em Horas | 1.400 |
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS | 4.000 |
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem. |