(*) Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais.
Preparar página para modo de Impressão

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

RESOLUÇÃO/SED Nº 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.

Dispõe sobre a aprovação das Matrizes Curriculares das etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para as unidades escolares indígenas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências.

Publicada no Diário Oficial n. 11.396, de 25 de janeiro de 2024, pág. 7-26

A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, em substituição, no uso de suas atribuições legais e considerando a Lei n. 9.394/1996, a Deliberação/CEE/MS n. 10.647, de 28 de abril de 2015, a Lei Complementar n. 165, de 25 de outubro de 2012, assim como a legislação vigente para o Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul,

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar as Matrizes Curriculares das etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para as unidades escolares da Educação Escolar Indígena e extensões da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, constantes dos Anexos desta Resolução, que operacionalizam o ensino de tempo parcial e de tempo integral.

Art. 2º As Matrizes Curriculares dos Anexos VIII e IX desta Resolução serão operacionalizadas somente nas unidades escolares que recebem estudantes de transporte escolar – linha mista - e condicionadas ao turno em que estudam.

Art. 3º As unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul que operacionalizam o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em tempo parcial e em tempo integral, atenderão à Resolução/SED que dispõe sobre a organização curricular e o regime escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no que couber.

Art. 4º Esta Resolução possui valor regimental.

Art. 5º Revogam-se, a partir de 1º de janeiro de 2024, a Resolução/SED n. 3.959, de 16 de dezembro de 2021, e a Resolução/SED n. 4.253, de 3 de janeiro de 2024.

Art. 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
CAMPO GRANDE/MS, 24 DE JANEIRO DE 2024.
MARY NILCE PEIXOTO DOS SANTOS
Secretária de Estado de Educação, em substituição

ANEXO I DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
ESCOLAS IDENTIFICADAS COMO ESCOLAS INDÍGENAS E SUAS RESPECTIVAS EXTENSÕES
OFERTA PARCIAL

MUNICÍPIO
ESCOLAS INDÍGENAS
EXTENSÕES INDÍGENAS
Amambai
Escola Estadual Indígena Mbo’ eroy Guarani Kaiowá- Extensão Sala Coroa Sagrada - Aldeia Amambai
- Extensão Brilho Do Sol - Aldeia Limão Verde
Anastácio
Escola Estadual Indígena Guilhermina da Silva
----------
Dois Irmãos do
Buriti
Escola Estadual Indígena Cacique Ndeti Reginaldo
----------
Dourados
Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka - Marçal de Souza- Extensão Araporã - Aldeia Bororó - Aldeia Bororó
Japorã
Escola Estadual Indígena Kuña Yruku - Marina Lopes
----------
Miranda
Escola Estadual Indígena Cacique Vicente de Almeida
----------
Porto Murtinho
Escola Estadual Indígena Antônio Alves de Barros- Sala Aldeia Tomásia - Aldeia Tomásia
- Sala Aldeia São João - Aldeia São João
- Extensão Aldeia Campina - Aldeia Campina
Sidrolândia
Escola Estadual “Kopenoti” de Ensino Médio Professor Lúcio Dias- Extensão Flaviana Alcântara De Figueiredo - Aldeia Tereré
Tacuru
Escola Estadual Indígena Jasy Rendy- Extensão Aldeia Jaguapiré - Aldeia Jaguapiré

ANEXO II DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
ESCOLAS IDENTIFICADAS COMO ESCOLAS INDÍGENAS E SUAS RESPECTIVAS EXTENSÕES
OFERTA INTEGRAL
MUNICÍPIO
ESCOLAS INDÍGENAS
EXTENSÕES INDÍGENAS
Aquidauana
Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pascoal Leite Dias
----------
Escola Estadual Indígena Pastor Reginaldo Miguel - Hoyenó’o
----------
Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Professor Domingos Veríssimo Marcos - MIHIN
----------
Caarapó
Escola Estadual Indígena de Ensino Médio “Yvy Poty”
----------
Corumbá
Escola Estadual Indígena João Quirino de Carvalho “Toghopanãa”
----------
Dois Irmãos do Buriti
Escola Estadual Indígena Natividade Alcântara Marques
----------
Miranda
Escola Estadual Indígena Cacique Timóteo
----------
Escola Estadual Indígena Professor Atanásio Alves
----------
Nioaque
Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Angelina Vicente
----------

ANEXO III DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.

ESCOLAS URBANAS COM EXTENSÕES IDENTIFICADAS COMO EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

MUNICÍPIO
ESCOLAS URBANAS
EXTENSÕES INDÍGENAS
Antônio João
Escola Estadual Pantaleão Coelho Xavier- Extensão Sala Tupã’I - Aldeia Campestre
Bela Vista
Escola Estadual Dr. Joaquim Murtinho- Extensão Sala Indígena Pirakuá - Aldeia Pirakuá
Brasilândia
Escola Estadual Debrasa- Extensão Indígena Ofaié – Aldeia Anodi
Coronel Sapucaia
Escola Estadual Coronel Sapucaia- Sala Ñande Reko Arandu - Missão Evangélica Caiuá.
Dourados
Escola Estadual Pres. Getúlio Vargas- Sala Pai Chiquito - Chiquito Pedro - Aldeia Panambizinho
Douradina
Escola Estadual Barão do Rio Branco- Extensão Aldeia Panambi Lagoa Rica - Aldeia Panambi Lagoa Rica
Eldorado
Escola Estadual Eldorado - Extensão Aldeia Cerrito - Aldeia Cerrito
Iguatemi
Escola Estadual 8 de Maio- Extensão Pyelito Kué - Aldeia Panambizinho
Laguna Carapã
Escola Estadual Álvaro Martins dos Santos- Extensão Aldeia Rancho Jacaré - Aldeia Rancho Jacaré
Paranhos
Escola Estadual Santiago Benites- Extensão Aldeia Pirajuí - Aldeia Pirajuí

ANEXO IV DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - 2024
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ÁREAS DE CONHECIMENTOS
COMPONENTES CURRICULARES
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO
CIÊNCIAS DA NATUREZACIÊNCIAS
4
4
4
4
4
3
3
3
3
MATEMÁTICAMATEMÁTICA
4
4
4
4
4
4
4
4
4
MATEMÁTICA - RA
1
1
1
1
1
1
1
1
1
CIÊNCIAS HUMANASHISTÓRIA
2
2
2
2
2
2
2
2
2
GEOGRAFIA
2
2
2
2
2
2
2
2
2
LINGUAGENSLINGUA PORTUGUESA
4
4
4
4
4
4
4
4
4
LINGUA PORTUGUESA - RA
1
1
1
1
1
1
1
1
1
ARTE
2
2
2
2
2
2
2
2
2
EDUCAÇÃO FÍSICA
2
2
2
2
2
2
2
2
2
LINGUA INGLESA
2
2
2
2
LINGUA MATERNA
2
2
2
2
2
1
1
1
1
ENSINO RELIGIOSOENSINO RELIGIOSO*
1
1
1
1
PROJETO DE VIDA
1
1
1
1
1
1
1
1
1
TOTAL SEMANAL DE HORAS AULAS
25
25
25
25
25
26
26
26
26
TOTAL ANUAL DE HORAS AULAS
1000
1000
1000
1000
1000
1040
1040
1040
1040
CARGA HORÁRIA
834
834
834
834
834
867
867
867
867
*Oferta obrigatória com matrícula facultativa ao estudante.
RA = Recomposição da Aprendizagem.

ANEXO V DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL PARCIAL DUAS LINGUAS
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ÁREAS DE CONHECIMENTOS
COMPONENTES CURRICULARES
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO
CIÊNCIAS DA NATUREZACIÊNCIAS
3
3
3
3
3
3
3
3
3
MATEMÁTICAMATEMÁTICA
4
4
4
4
4
4
4
4
4
MATEMÁTICA - RA
1
1
1
1
1
1
1
1
1
CIÊNCIAS HUMANASHISTÓRIA
2
2
2
2
2
2
2
2
2
GEOGRAFIA
2
2
2
2
2
2
2
2
2
LINGUAGENSLINGUA PORTUGUESA
3
3
3
3
3
3
3
3
3
LINGUA PORTUGUESA - RA
1
1
1
1
1
1
1
1
1
ARTE
2
2
2
2
2
2
2
2
2
EDUCAÇÃO FÍSICA
2
2
2
2
2
2
2
2
2
LINGUA INGLESA
2
2
2
2
LINGUA MATERNA I
2
2
2
2
2
1
1
1
1
LINGUA MATERNA II
2
2
2
2
2
1
1
1
1
ENSINO RELIGIOSOENSINO RELIGIOSO*
1
1
1
1
PROJETO DE VIDA
1
1
1
1
1
1
1
1
1
TOTAL SEMANAL DE HORAS AULAS
25
25
25
25
25
26
26
26
26
TOTAL ANUAL DE HORAS AULAS
1000
1000
1000
1000
1000
1040
1040
1040
1040
CARGA HORÁRIA
834
834
834
834
834
867
867
867
867
*Oferta obrigatória com matrícula facultativa ao estudante.
RA = Recomposição da Aprendizagem.

ANEXO VI DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL INTEGRAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Ano: a partir de 2024
Turno: diurno Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
MATRIZ CURRICULAR ENSINO FUNDAMENTAL TEMPO INTEGRAL INDÍGENA - 2024
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ÁREAS DE CONHECIMENTOS
COMPONENTES CURRICULARES
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO
CIÊNCIAS DA NATUREZACIÊNCIAS
3
3
3
3
3
3
3
3
3
ELETIVA - CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
1
1
1
1
1
1
1
1
1
MATEMÁTICAMATEMÁTICA
5
5
5
5
5
4
4
4
4
MATEMÁTICA - RA
2
2
2
2
2
1
1
1
1
ELETIVA - LETRAMENTO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO
1
1
1
1
1
1
1
1
1
CIÊNCIAS HUMANASHISTÓRIA
3
3
3
3
3
3
3
3
3
GEOGRAFIA
3
3
3
3
3
3
3
3
3
ELETIVA– CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIEDADE
1
1
1
1
1
1
1
1
1
LINGUAGENSLINGUA PORTUGUESA
5
5
5
5
5
4
4
4
4
LINGUA PORTUGUESA - RA
1
1
1
1
1
1
1
1
1
LINGUA MATERNA
3
3
3
3
3
3
3
3
3
ARTE
3
3
3
3
3
3
3
3
3
EDUCAÇÃO FÍSICA
3
3
3
3
3
3
3
3
3
LÍNGUA INGLESA
2
2
2
2
ELETIVA – LITERATURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
1
1
1
1
1
1
1
1
1
ENSINO RELIGIOSOENSINO RELIGIOSO*
1
1
1
1
PROJETO DE VIDA
1
1
1
1
1
2
2
2
2
SISTEMA DE PRODUÇÃO
2
2
2
2
2
2
2
2
2
INFORMÁTICA
2
2
2
2
2
2
2
2
2
CARGA HORÁRIA
SEMANAL EM TEMPO DE APRENDIZAGEM
40
40
40
40
40
41
41
41
41
ANUAL EM TEMPO DE APRENDIZAGEM
1600
1600
1600
1600
1600
1640
1640
1640
1640
TOTAL ANUAL EM HORAS
1334
1334
1334
1334
1334
1367
1367
1367
1367
*Oferta obrigatória com matrícula facultativa ao estudante.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
ANEXO VII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA (30 AP)

Ano: a partir de 2024
Turno: diurno Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Matemática e suas TecnologiasMatemática
3
3
3
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
3
3
3
Arte
1
1
1
Educação Física
1
1
1
Língua Inglesa
1
1
1
Língua Materna
2
2
2
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
1
1
1
Física
1
1
1
Química
1
1
1
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
1
1
Geografia
1
1
1
História
1
1
1
Sociologia
1
1
1
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
2
2
2
Matemática - RA
2
2
2
Sistema de Produção
1
1
1
Literatura e Produção Textual
1
1
1
Questões Indígena
1
1
1
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
7
7
7
Anual em h/a
280
280
280
Anual em Horas
233,3
233,3
233,4
Etapa em Horas
700
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
1
1
1
Eletiva
1
1
1
Unidade Curricular I
1
1
1
Unidade Curricular II
1
1
1
Unidade Curricular III
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
5
5
5
Anual em h/a
200
200
200
Anual em Horas
166,7
166,7
166,7
Etapa em Horas
500
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
1
1
1
Matemática - RA
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
2
2
2
Anual em h/a
80
80
80
Anual em Horas
66,6
66,7
66,7
Etapa em Horas
200
Parte Flexível
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
4
4
4
Unidade Curricular Profissional II
4
4
4
Unidade Curricular Profissional III
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,3
333,3
333,4
Etapa em Horas
1.000
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
3.000

*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.

ANEXO VIII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.

MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DIURNO (25 AP + 5 ANP)

Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Matemática e suas TecnologiasMatemática
2
1
2
1
2
1
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
3
-
3
-
3
-
Língua Materna
1
1
1
1
1
1
Arte
1
-
1
-
1
-
Educação Física
1
-
1
-
1
-
Língua Inglesa
1
-
1
-
1
-
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
1
-
1
-
1
-
Física
1
-
1
-
1
-
Química
1
-
1
-
1
-
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
-
1
-
1
-
Geografia
1
-
1
-
1
-
História
1
-
1
-
1
-
Sociologia
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
16
2
16
2
16
2
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Língua Portuguesa - RA
1
1
1
1
1
1
Matemática - RA
1
1
1
1
1
1
Questões Indígenas
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
3
2
3
2
3
2
5
5
5
Anual em h/a
200
200
200
Anual em Horas
166,6
166,7
166,7
Etapa em Horas
500
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
1
-
1
-
1
-
Eletiva
1
-
1
-
1
-
Unidade Curricular I
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular II
2
-
2
-
2
-
Unidade Curricular III
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
6
1
6
1
6
1
7
7
7
Anual em h/a
280
280
280
Anual em Horas
233,3
233,3
233,4
Etapa em Horas
700
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Língua Portuguesa - RA
1
-
1
-
1
-
Matemática - RA
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
2
2
2
Anual em h/a
80
80
80
Anual em Horas
66,6
66,7
66,7
Etapa em Horas
200
Parte Flexível
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
3
1
3
1
3
1
Unidade Curricular Profissional II
3
1
3
1
3
1
Unidade Curricular Profissional III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
7
3
7
3
7
3
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,3
333,3
333,4
Etapa em Horas
1.000
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
3.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.

ANEXO IX DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL DUAS LÍNGUAS MATERNAS
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DIURNO (25 AP + 5 ANP)

Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Matemática e suas TecnologiasMatemática
2
1
2
1
2
1
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
3
-
3
-
3
-
Língua Materna I
1
1
1
1
1
1
Arte
1
-
1
-
1
-
Educação Física
1
-
1
-
1
-
Língua Inglesa
1
-
1
-
1
-
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
1
-
1
-
1
-
Física
1
-
1
-
1
-
Química
1
-
1
-
1
-
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
-
1
-
1
-
Geografia
1
-
1
-
1
-
História
1
-
1
-
1
-
Sociologia
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
16
2
16
2
16
2
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Língua Portuguesa - RA
1
1
1
1
1
1
Matemática - RA
1
1
1
1
1
1
Questões Indígenas
1
-
1
-
1
-
Língua Materna II
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
4
2
4
2
4
2
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
1
-
1
-
1
-
Eletiva
1
-
1
-
1
-
Unidade Curricular I
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular II
1
-
1
-
1
-
Unidade Curricular III
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
5
1
5
1
5
1
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Língua Portuguesa - RA
1
-
1
-
1
-
Matemática - RA
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
2
2
2
Anual em h/a
80
80
80
Anual em Horas
66,6
66,7
66,7
Etapa em Horas
200
Parte Flexível
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
3
1
3
1
3
1
Unidade Curricular Profissional II
3
1
3
1
3
1
Unidade Curricular Profissional III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
7
3
7
3
7
3
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,3
333,3
333,4
Etapa em Horas
1.000
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
3.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.

ANEXO X DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOTURNO (21 AP + 9 ANP)

Ano: a partir de 2024
Turno: Noturno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Matemática e suas TecnologiasMatemática
2
1
2
1
2
1
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
1
2
1
2
1
2
Língua Materna
1
1
1
1
1
1
Arte
1
-
1
-
1
-
Educação Física
1
-
1
-
1
-
Língua Inglesa
1
-
1
-
1
-
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
1
-
1
-
1
-
Física
1
-
1
-
1
-
Química
1
-
1
-
1
-
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
-
1
-
1
-
Geografia
1
-
1
-
1
-
História
1
-
1
-
1
-
Sociologia
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
14
4
14
4
14
4
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Questões Indígenas
1
-
1
-
1
-
Sistema de Produção
1
-
1
-
1
-
Projeto de Vida
1
1
1
Literatura e Produção Textual
1
2
1
2
1
2
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
4
2
4
2
4
2
Semanal em h/a
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosUnidade Curricular I
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular II
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
3
3
3
3
3
3
Semanal em h/a
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Língua Portuguesa - RA
1
-
1
-
1
-
Matemática - RA
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
2
2
2
Anual em h/a
80
80
80
Anual em Horas
66,6
66,7
66,7
Etapa em Horas
200
Parte Flexível
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
2
2
2
2
2
2
Unidade Curricular Profissional II
2
2
2
2
2
2
Unidade Curricular Profissional III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
5
5
5
5
5
5
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,3
333,3
333,4
Etapa em Horas
1.000
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
3.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.

ANEXO XI DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.

MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOTURNO (21 AP + 9 ANP)

Ano: a partir de 2024
Turno: Noturno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Matemática e suas TecnologiasMatemática
1
2
1
2
1
2
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
2
1
2
1
2
1
Língua Materna
1
1
1
1
1
1
Arte
1
-
1
-
1
-
Educação Física
1
-
1
-
1
-
Língua Inglesa
1
-
1
-
1
-
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
1
-
1
-
1
-
Física
1
-
1
-
1
-
Química
1
-
1
-
1
-
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
-
1
-
1
-
Geografia
1
-
1
-
1
-
História
1
-
1
-
1
-
Sociologia
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
14
4
14
4
14
4
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Questões Indígenas
2
-
2
-
2
-
Projeto de Vida
1
1
1
Literatura e Produção Textual
1
2
1
2
1
2
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
4
2
4
2
4
2
Semanal em h/a
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosUnidade Curricular I
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular II
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
3
3
3
3
3
3
Semanal em h/a
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Língua Portuguesa - RA
1
-
1
-
1
-
Matemática - RA
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
2
2
2
Anual em h/a
80
80
80
Anual em Horas
66,6
66,7
66,7
Etapa em Horas
200
Parte Flexível
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
2
2
2
2
2
2
Unidade Curricular Profissional II
2
2
2
2
2
2
Unidade Curricular Profissional III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
5
5
5
5
5
5
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,3
333,3
333,4
Etapa em Horas
1.000
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
3.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.

ANEXO XII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.

MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL COM DUAS LÍNGUAS MATERNAS EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NOTURNO (21 AP + 9 ANP)

Ano: a partir de 2024
Turno: Noturno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Matemática e suas TecnologiasMatemática
2
1
2
1
2
1
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
1
2
1
2
1
2
Língua Materna I
1
1
1
1
1
1
Arte
1
-
1
-
1
-
Educação Física
1
-
1
-
1
-
Língua Inglesa
1
-
1
-
1
-
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
1
-
1
-
1
-
Física
1
-
1
-
1
-
Química
1
-
1
-
1
-
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
-
1
-
1
-
Geografia
1
-
1
-
1
-
História
1
-
1
-
1
-
Sociologia
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
14
4
14
4
14
4
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Questões Indígenas
1
-
1
-
1
-
Língua Materna II
1
-
1
-
1
-
Projeto de Vida
1
1
1
Literatura e Produção Textual
1
2
1
2
1
2
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
4
2
4
2
4
2
Semanal em h/a
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosUnidade Curricular I
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular II
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
3
3
3
3
3
3
Semanal em h/a
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Língua Portuguesa - RA
1
-
1
-
1
-
Matemática - RA
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
2
2
2
Anual em h/a
80
80
80
Anual em Horas
66,6
66,7
66,7
Etapa em Horas
200
Parte Flexível
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
2
2
2
2
2
2
Unidade Curricular Profissional II
2
2
2
2
2
2
Unidade Curricular Profissional III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
5
5
5
5
5
5
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,3
333,3
333,4
Etapa em Horas
1.000
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
3.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.

ANEXO XIII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.

MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO PARCIAL EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
NOTURNO (21 AP + 9 ANP)

Ano: a partir de 2024
Turno: Noturno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Matemática e suas TecnologiasMatemática
2
1
2
1
2
1
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
1
2
1
2
1
2
Língua Materna
1
1
1
1
1
1
Arte
1
-
1
-
1
-
Educação Física
1
-
1
-
1
-
Língua Inglesa
1
-
1
-
1
-
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
1
-
1
-
1
-
Física
1
-
1
-
1
-
Química
1
-
1
-
1
-
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
-
1
-
1
-
Geografia
1
-
1
-
1
-
História
1
-
1
-
1
-
Sociologia
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
14
4
14
4
14
4
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Língua Portuguesa - RA
1
-
1
-
1
-
Matemática - RA
1
-
1
-
1
-
Projeto de Vida
1
1
1
Literatura e Produção Textual
1
2
1
2
1
2
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
4
2
4
2
4
2
Semanal em h/a
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosUnidade Curricular I
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular II
1
1
1
1
1
1
Unidade Curricular III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
3
3
3
3
3
3
Semanal em h/a
6
6
6
Anual em h/a
240
240
240
Anual em Horas
200
200
200
Etapa em Horas
600
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
AP
ANP
AP
ANP
AP
ANP
Língua Portuguesa - RA
1
-
1
-
1
-
Matemática - RA
1
-
1
-
1
-
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
2
2
2
Anual em h/a
80
80
80
Anual em Horas
66,6
66,7
66,7
Etapa em Horas
200
Parte Flexível
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
2
2
2
2
2
2
Unidade Curricular Profissional II
2
2
2
2
2
2
Unidade Curricular Profissional III
1
1
1
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
5
5
5
5
5
5
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,3
333,3
333,4
Etapa em Horas
1.000
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
3.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.
ANP = Aula Não Presencial.

ANEXO XIV DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO INTEGRAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA (40 AP)

Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Matemática e suas TecnologiasMatemática
3
3
3
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
3
3
3
Língua Materna
1
1
1
Arte
1
1
1
Educação Física
1
1
1
Língua Inglesa
1
1
1
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
2
2
2
Física
1
1
1
Química
1
1
1
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
1
1
Geografia
1
1
1
História
1
1
1
Sociologia
1
1
1
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
2
2
2
Matemática - RA
2
2
2
Aprofundamento em Língua Materna
1
1
1
Língua Espanhola
1
1
1
Agroecologia e Sustentabilidade
1
1
1
Etnomatemática
1
1
1
História, língua e cultura indígena
1
1
1
Empreendedorismo social
1
1
1
Ciências integradas ao fazer indígena
1
1
1
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
11
11
11
Anual em h/a
440
440
440
Anual em Horas
366,66
366,67
366,67
Etapa em Horas
1.100
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
2
2
2
Estudo Orientado
1
1
1
Eletiva
2
2
1
Unidade Curricular I
2
2
2
Unidade Curricular II
2
2
2
Unidade Curricular III
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
11
11
11
Anual em h/a
440
440
440
Anual em Horas
366,66
366,67
366,67
Etapa em Horas
1.100
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
1
1
1
Matemática - RA
1
1
1
Língua Espanhola
1
1
1
Aprofundamento em Língua Materna
1
1
1
Etnomatemática
1
1
1
História, língua e cultura indígena
1
1
1
Empreendedorismo social
1
1
1
Ciências integradas ao fazer indígena
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
8
8
8
Anual em h/a
320
320
320
Anual em Horas
266,66
266,67
266,67
Etapa em Horas
800
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
1
1
1
Unidade Curricular I
1
1
1
Unidade Curricular II
1
1
1
Unidade Curricular III
1
1
1
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
4
4
4
Unidade Curricular Profissional II
4
4
4
Unidade Curricular Profissional III
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
14
14
14
Anual em h/a
560
560
560
Anual em Horas
466,66
466,67
466,67
Etapa em Horas
1.400
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
4.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.

ANEXO XV DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.

MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO INTEGRAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA (40 AP)

Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Matemática e suas TecnologiasMatemática
3
3
3
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
3
3
3
Língua Materna
1
1
1
Arte
1
1
1
Educação Física
1
1
1
Língua Inglesa
1
1
1
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
2
2
2
Física
1
1
1
Química
1
1
1
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
1
1
Geografia
1
1
1
História
1
1
1
Sociologia
1
1
1
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
2
2
2
Matemática - RA
2
2
2
Aprofundamento em Língua Materna
2
2
2
História, língua e cultura indígena
1
1
1
Agroecologia e Sustentabilidade
2
2
2
Etnomatemática
1
1
1
Empreendedorismo social
1
1
1
Ciências integradas ao fazer indígena
1
1
1
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
12
12
12
Anual em h/a
480
480
480
Anual em Horas
400
400
400
Etapa em Horas
1200
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
1
1
1
Estudo Orientado
1
1
1
Eletiva
2
2
2
Unidade Curricular I
2
2
2
Unidade Curricular II
2
2
2
Unidade Curricular III
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,33
333,33
333,34
Etapa em Horas
1000
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
2
2
2
Matemática - RA
1
1
1
Aprofundamento em Língua Materna
1
1
1
Etnomatemática
1
1
1
Agroecologia e sustentabilidade
1
1
1
Empreendedorismo social
1
1
1
Ciências integradas ao fazer indígena
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
8
8
8
Anual em h/a
320
320
320
Anual em Horas
266,66
266,67
266,67
Etapa em Horas
800
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
1
1
1
Unidade Curricular I
1
1
1
Unidade Curricular II
1
1
1
Unidade Curricular III
1
1
1
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
4
4
4
Unidade Curricular Profissional II
4
4
4
Unidade Curricular Profissional III
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
14
14
14
Anual em h/a
560
560
560
Anual em Horas
466,66
466,67
466,67
Etapa em Horas
1.400
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
4.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.

ANEXO XVI DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.

MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO INTEGRAL
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA (40 AP)

Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Matemática e suas TecnologiasMatemática
3
3
3
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
3
3
3
Língua Materna
1
1
1
Arte
1
1
1
Educação Física
1
1
1
Língua Inglesa
1
1
1
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
2
2
2
Física
1
1
1
Química
1
1
1
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
1
1
Geografia
1
1
1
História
1
1
1
Sociologia
1
1
1
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
3
3
3
Matemática - RA
2
2
2
Aprofundamento em Língua Materna
2
2
2
Literatura e Produção Textual
3
3
3
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,33
333,33
333,34
Etapa em Horas
1000
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
2
2
2
Estudo Orientado
2
2
2
Eletiva
2
2
2
Unidade Curricular I
2
2
2
Unidade Curricular II
2
2
2
Unidade Curricular III
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
12
12
12
Anual em h/a
480
480
480
Anual em Horas
400
400
400
Etapa em Horas
1200
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
2
2
2
Matemática - RA
2
2
2
Aprofundamento em Língua Materna
2
2
2
Literatura e Produção Textual
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
8
8
8
Anual em h/a
320
320
320
Anual em Horas
266,66
266,67
266,67
Etapa em Horas
800
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
1
1
1
Unidade Curricular I
1
1
1
Unidade Curricular II
1
1
1
Unidade Curricular III
1
1
1
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
4
4
4
Unidade Curricular Profissional II
4
4
4
Unidade Curricular Profissional III
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
14
14
14
Anual em h/a
560
560
560
Anual em Horas
466,66
466,67
466,67
Etapa em Horas
1.400
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
4.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.
AP = Aula Presencial.

ANEXO XVII DA RESOLUÇÃO/SED N. 4.270, DE 24 DE JANEIRO DE 2024.
MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO INTEGRAL - Escola Estadual Indígena Natividade Alcântara Marques
Ano: a partir de 2024
Turno: diurno | Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração da aula: 50 (cinquenta) minutos | Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA
Áreas de Conhecimento
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Matemática e suas TecnologiasMatemática
3
3
3
Linguagens e suas TecnologiasLíngua Portuguesa
3
3
3
Língua Materna
1
1
1
Arte
1
1
1
Educação Física
1
1
1
Língua Inglesa
1
1
1
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia
2
2
2
Física
1
1
1
Química
1
1
1
Ciências Humanas e Sociais AplicadasFilosofia
1
1
1
Geografia
1
1
1
História
1
1
1
Sociologia
1
1
1
Totais de Cargas Horárias da Formação Geral BásicaSemanal em h/a
18
18
18
Anual em h/a
720
720
720
Anual em Horas
600
600
600
Etapa em Horas
1.800
ITINERÁRIO FORMATIVO PROPEDÊUTICO*
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
2
2
2
Matemática - RA
2
2
2
Aprofundamento em Língua Materna
2
2
2
História, Língua e Cultura Indígena
2
2
2
Agroecologia e Sustentabilidade
1
1
1
Etnomatemática
1
1
1
Empreendedorismo social
1
1
1
Ciências integradas ao fazer indígena
1
1
1
Totais de Cargas Horárias da Parte Comum do Itinerário FormativoSemanal em h/a
12
12
12
Anual em h/a
480
480
480
Anual em Horas
400
400
400
Etapa em Horas
1200
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
1
1
1
Estudo Orientado
1
1
1
Eletiva
2
2
2
Unidade Curricular I
2
2
2
Unidade Curricular II
2
2
2
Unidade Curricular III
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
10
10
10
Anual em h/a
400
400
400
Anual em Horas
333,33
333,33
333,34
Etapa em Horas
1000
ITINERÁRIO FORMATIVO PROFISSIONAL**
Parte Comum
Núcleo de Integração e Recomposição das Aprendizagens
Unidades Curriculares
1° Ano
2° Ano
3° Ano
Língua Portuguesa - RA
1
1
1
Matemática - RA
1
1
1
Aprofundamento em Língua Materna
1
1
1
Etnomatemática
1
1
1
História, Língua e Cultura Indígena
2
2
2
Empreendedorismo Social
1
1
1
Ciências Integradas ao fazer Indígena
1
1
1
Totais de Cargas Horárias do Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosSemanal em h/a
8
8
8
Anual em h/a
320
320
320
Anual em Horas
266,66
266,67
266,67
Etapa em Horas
800
Parte Flexível
Percurso de Aprofundamento e Integração de EstudosProjeto de Vida
1
1
1
Unidade Curricular I
1
1
1
Unidade Curricular II
1
1
1
Unidade Curricular III
1
1
1
Percurso ProfissionalUnidade Curricular Profissional I
4
4
4
Unidade Curricular Profissional II
4
4
4
Unidade Curricular Profissional III
2
2
2
Totais de Cargas Horárias do Percurso ProfissionalSemanal em h/a
14
14
14
Anual em h/a
560
560
560
Anual em Horas
466,66
466,67
466,67
Etapa em Horas
1.400
CARGA HORÁRIA TOTAL DA ETAPA EM HORAS
4.000
*O estudante opta pelo Itinerário Formativo Propedêutico ou pelo Itinerário Formativo Profissional.
**A unidade escolar deverá possuir autorização de funcionamento do Itinerário Formativo Profissional para a oferta de turmas.
RA = Recomposição da Aprendizagem.