A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB n. 4, de 13 de julho de 2010, na Resolução CNE/CEB n. 7, de 14 de dezembro de 2010, na Resolução CNE/CEB n. 2, de 22 de dezembro de 2017, na Lei n. 4.973, de 29 de dezembro de 2016, e nas legislações para o Sistema Estadual de Ensino de Mato grosso do Sul,
RESOLVE:
Art. 1º Regulamentar a organização curricular, a estrutura administrativa e o funcionamento das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria.
Parágrafo único. As escolas que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, têm por objetivo ampliar as possibilidades de aprendizagem do estudante, viabilizada por meio da carga horária estendida.
TÍTULO I
DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
CAPÍTULO I
DO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Art. 2º As escolas estaduais que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental – Escola da Autoria, organizam o ensino em anos, com observância à Resolução/SED que dispõe sobre a organização curricular e o regime escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas escolas e centros da Rede Estadual de Ensino.
Art. 3º A proposta pedagógica das escolas estaduais que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, tem como foco a aprendizagem do estudante e vincula-se à qualidade do tempo diário de escolarização mediante a diversidade de atividades de aprendizagem.
Parágrafo único. As escolas constantes do Anexo II desta Resolução incluirão a proposta pedagógica de educação em tempo integral na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, nos Projetos Político Pedagógicos.
Art. 4º A organização curricular das escolas que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, está pautada na formação integral do estudante, na totalidade, na interdisciplinaridade, na contextualização do conhecimento e fundamenta-se no educar pela pesquisa, no desenvolvimento das competências socioemocionais e na autoria como princípios educativo e científico.
Art. 5º O currículo das escolas que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, contém, obrigatoriamente, uma base nacional comum curricular complementada por uma parte diversificada, as quais não podem ser consideradas como dois blocos distintos, devendo ser planejadas, executadas e avaliadas como um todo integrado, distribuídas nos tempos de aprendizagem.
Art. 6º Os tempos de aprendizagem das escolas que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, são os períodos de aulas de 50 (cinquenta) minutos destinados à aplicação dos componentes curriculares, conforme disposto na Matriz Curricular, constante do Anexo I desta Resolução, nos quais o estudante e professor constroem e reconstroem conhecimentos a partir da ciência, da autoria e do protagonismo, visando à formação integral do estudante.
Art. 7º Os componentes curriculares dispostos na Matriz Curricular, Anexo I desta Resolução, não poderão ter mais que 2 (dois) tempos de aprendizagens concentrados em único período, devendo ser distribuídos nos dias da semana, no matutino e vespertino.
Art. 8º O currículo do Ensino Fundamental, composto de 5 (cinco) áreas de conhecimento, oferecido nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, conforme disposto na Matriz Curricular, Anexo I desta Resolução, está assim organizado:
I - Ciências da Natureza:
a) Ciências;
b) Eletiva I;
II - Matemática:
a) Matemática;
b) Eletiva II;
III - Ciências Humanas:
a) História;
b) Geografia;
c) Eletiva III;
IV - Linguagens:
a) Língua Portuguesa;
b) Práticas Linguísticas;
c) Arte;
d) Educação Física;
e) Língua Inglesa;
f) Eletiva IV;
V - Ensino Religioso:
a) Ensino Religioso.
Parágrafo único. Compõem o currículo do ensino fundamental, de que trata o caput deste artigo, os componentes curriculares Pesquisa e Autoria e Projeto de Vida.
Art. 9º O componente curricular Pesquisa e Autoria objetiva promover, por meio da autonomia, o protagonismo do estudante do 1º (primeiro) ao 9º (nono) ano do ensino fundamental, propiciando situações de aprendizagem que despertem a curiosidade e o prazer da descoberta, com vistas ao seu desenvolvimento integral.
Art. 10. O componente curricular Projeto de Vida compreende o tempo de aprendizagem durante o qual os professores acompanham e orientam os estudantes, do 1° (primeiro) ao 9° (nono) ano do Ensino Fundamental, nos processos de desenvolvimento da alfabetização emocional e das competências socioemocionais, fomentando o autoconhecimento e ampliando sua compreensão sobre o valor das relações humanas para projetarem seu futuro e realizarem escolhas assertivas.
Art. 11. O componente curricular Práticas Linguísticas objetiva fortalecer e salvaguardar a ampliação dos diversos usos da linguagem no processo do domínio da fala, da leitura e da escrita, na construção social, humana e cultural, de forma crítica, criativa e contextualizada.
Art. 12. Os componentes curriculares Eletiva I, Eletiva II, Eletiva III e Eletiva IV são tempos de aprendizagens desenvolvidos por temáticas, previamente selecionadas pela escola a partir do interesse dos estudantes, que objetivam a formação humanista, a educação científica e as questões tecnológicas.
§ 1º A organização dos tempos de aprendizagem das aulas dos componentes curriculares Eletiva I, Eletiva II, Eletiva III e Eletiva IV deve acontecer, simultaneamente, em todas as turmas respeitando as possibilidades da escola, em consonância com a lotação dos professores.
§ 2º O disposto no § 1º deste artigo dar-se-á para que os estudantes possam escolher, dentro das Eletivas, o tema que deseja cursar.
Art. 13. Para que os temas, previamente selecionados pela escola a partir do interesse dos estudantes, sejam ofertados dentro dos componentes curriculares Eletiva I, Eletiva II, Eletiva III e Eletiva IV, o quantitativo mínimo, em cada turma, será de 25 estudantes.
Art. 14. Quando o quantitativo de estudantes estiver aquém do mínimo estabelecido, no artigo anterior, a turma não será constituída, e cabe à escola, em concordância com seus estudantes, proceder à escolha de outro tema.
Parágrafo único. O estudante, obrigatoriamente, deverá cursar um dos temas ofertados em cada uma das Eletivas.
Art. 15. Nos componentes curriculares Projeto de Vida e Pesquisa e Autoria, do 1º ao 9º ano, os estudantes serão submetidos à avaliação processual e/ou formativa.
Parágrafo único. Nos componentes curriculares de que trata o caput deste artigo, o estudante não será retido por aproveitamento insatisfatório, devendo ser registradas, no Sistema de Gestão de Dados Escolares (SGDE), a sigla SN (sem nota) e a frequência/ausência do estudante, no Diário de Classe on-line.
Art. 16. A avaliação do aproveitamento da aprendizagem do estudante nos componentes curriculares Língua Inglesa, Práticas Linguísticas, Eletiva I, Eletiva II, Eletiva III e Eletiva IV é obrigatória e deve ser registrada no Sistema de Gestão de Dados Escolares.
Art. 17. A carga horária anual da etapa do Ensino Fundamental é de, no mínimo, 1500 (mil e quinhentas) horas, distribuídas no decorrer de 200 (duzentos) dias letivos.
Parágrafo único. O estudante dos anos finais do Ensino Fundamental que optar por cursar o componente curricular Ensino Religioso terá 1.534 (mil, quinhentas e trinta e quatro) horas na carga horária anual.
Art. 18. As escolas estaduais que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, devem oportunizar a inclusão, em sala comum, dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, promovendo condições de acesso, permanência, participação, aprendizagem e serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes, por meio de:
I - Plano Educacional Individualizado (PEI) que contemple:
a) avaliação das necessidades educacionais do estudante;
b) flexibilização curricular, estratégias pedagógicas e recursos de acessibilidade adequados;
c) processo de avaliação qualitativa, contínua e sistemática;
II - atuação colaborativa entre professor regente, equipe pedagógica e professor especializado em educação especial;
III - apoio aos estudantes que necessitem de auxílio nas atividades de higiene, alimentação e locomoção, por profissional capacitado.
Art. 19. Será disponibilizado ao estudante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em salas de recursos multifuncionais, conforme o caso.
§ 1º O Atendimento Educacional Especializado (AEE) será ofertado em salas de recursos multifuncionais, sendo que o estudante não deve se ausentar para fim desse atendimento nos tempos de aprendizagem destinados aos componentes curriculares obrigatórios da Base Nacional Comum Curricular, cabendo à gestão escolar organizar o horário dos estudantes de forma a garantir este atendimento.
§ 2º O deslocamento do estudante que realizar o Atendimento Educacional Especializado, em sala de recursos multifuncionais em outra escola ou Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), será competência do responsável pelo estudante.
§ 3º O responsável deverá apresentar o comprovante de frequência do estudante no Atendimento Educacional Especializado, para validar a frequência nos componentes curriculares dos quais se ausentou.
TÍTULO II
DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, PEDAGÓGICA E DE FUNCIONAMENTO
Art. 20. As escolas estaduais que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, terão a organização administrativa, pedagógica e de funcionamento conforme estabelece a Resolução SED que aprova o Regimento Escolar das escolas da Rede Estadual de Ensino e demais legislações específicas.
CAPÍTULO I
DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Art. 21. As escolas estaduais que ofertam apenas a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, terão a seguinte organização administrativa e pedagógica:
I - Equipe Gestora, designada conforme legislação específica:
a) Diretor;
b) Diretor Adjunto;
II - Coordenador Pedagógico, designado conforme legislação específica:
a) com disponibilidade para atuar na função, nos turnos de atendimento da escola que oferta a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, com carga horária de 40h;
III - Corpo Docente, sendo que:
a) deverá ser composto por professores da educação básica, com habilitação específica para atuar nos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular;
b) a carga horária de lotação dos professores deve estar em conformidade com esta Resolução e com a legislação específica;
c) os professores lotados com 40 (quarenta) horas, em uma mesma escola, deverão cumprir 50% (cinquenta por cento) da hora-atividade em planejamentos coletivos, se possível for;
d) a carga horária do professor, detentor de cargo de 20 horas, poderá ser ampliada de acordo com o número de turmas ofertadas pela escola;
e) poderá ser composto por professor para desenvolver atividades pedagógicas interdisciplinares no horário destinado ao Projeto de Práticas de Convivência e Socialização.
Art. 22. Entende-se por Práticas de Convivência e Socialização o momento destinado ao intervalo para almoço e higienização dos estudantes, sendo que:
I –será autorizado professor para atuar no Projeto de Práticas de Convivência e Socialização, conforme regramento específico disposto no referido documento.
II - a carga horária semanal do professor que atuará nos momentos destinados ao Projeto de Práticas de Convivência e Socialização será, no mínimo, de 1 (aula) e, no máximo, de 2 (duas) aulas diárias, distribuídas das 11h20min (onze horas e vinte minutos) até às 13h (treze horas), ou conforme a necessidade da escola, desde que com anuência do setor responsável da SED;
III - o professor para atuar no Projeto de Práticas de Convivência e Socialização deve constar do Banco Reserva de Profissionais para a Função Docente Temporária, realizado por meio de Edital n. 1/2021 SAD/SED/FDT.
Art. 23. Nas escolas estaduais que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, em cada turma do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, será lotado:
I - professor licenciado em nível superior com habilitação para docência nos anos iniciais do ensino fundamental, que ministre os componentes curriculares de Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática;
II - professor licenciado em nível superior com habilitação para docência nos anos iniciais do ensino fundamental, que ministre os componentes curriculares de Ciências e Práticas Linguísticas;
III - professor licenciado em nível superior com habilitação em Artes, que ministre o componente curricular de Arte;
IV - professor licenciado em nível superior com habilitação em Educação Física, que ministre o componente curricular de Educação Física;
V - professor licenciado em nível superior com habilitação em Língua Inglesa, para ministrar o componente curricular de Língua Inglesa;
VI - professor licenciado em nível superior com habilitação para docência nos anos iniciais do ensino fundamental ou nas licenciaturas estabelecidas nos incisos III, IV e V, para ministrar os componentes curriculares de Pesquisa e Autoria e Projeto de Vida;
VII - professor licenciado em nível superior com habilitação para docência nos anos iniciais do ensino fundamental, para ministrar os componentes curriculares Eletiva I, Eletiva II, Eletiva III e Eletiva IV.
Art. 24. Serão lotados nos componentes curriculares Projeto de Vida e Pesquisa e Autoria, nos anos finais do Ensino Fundamental, professores com licenciaturas em nível superior com habilitação para docência nos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.
Art. 25. Será lotado no componente curricular Práticas Linguísticas, nos anos finais do Ensino Fundamental, professor com licenciatura em nível superior em Letras.
Art. 26. Serão lotados nos componentes curriculares Eletiva I, Eletiva II, Eletiva III e Eletiva IV, nos anos finais do Ensino Fundamental, professores com licenciaturas em nível superior, conforme a área de conhecimento na qual o componente curricular está inserido.
Art. 27. A lotação do professor efetivo, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, deverá ocorrer, primeiramente, nos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular e poderá ter lotação nos componentes curriculares Pesquisa e Autoria, Projeto de Vida, Práticas Linguísticas, Eletiva I, Eletiva II, Eletiva III e Eletiva IV, conforme regramento disposto nesta Resolução.
Parágrafo único. Na escola em tempo integral, quando da lotação, deve proporcionar que o professor tenha na escola a maior carga horária possível.
Art. 28. Cabe à Equipe Gestora garantir que todas as horas de trabalho pedagógico na escola sejam previstas e estabelecidas em horário que garanta a unidade do Corpo Docente.
CAPÍTULO II
DO FUNCIONAMENTO
Art. 29. A Equipe Gestora poderá definir o horário de funcionamento da escola, desde que sejam preservados a carga horária e o turno de lotação dos professores.
Parágrafo único. O funcionamento da escola que oferta a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, é exclusivamente diurno.
Art. 30. A escola que oferta a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, terá o seguinte funcionamento:
I - jornada integral diária de, no mínimo, 7 (sete) horas e 30 (trinta) minutos de efetivo trabalho escolar;
II - 9 (nove) tempos de aprendizagem de 50 (cinquenta) minutos, distribuídos em dois turnos;
III - intervalo para almoço e higienização, que compõe as Práticas de Convivência e Socialização, com duração, mínima, de 60 (sessenta) minutos e máxima de 1h40min (uma hora e quarenta minutos), sendo que:
a) o horário destinado ao intervalo para almoço e higienização não será computado na carga horária mínima obrigatória a ser cumprida pelo estudante;
b) é vedado ao estudante se ausentar da escola nesse período;
IV - o encerramento das atividades escolares diárias será a partir das 16h30min (dezesseis horas e trinta minutos).
TÍTULO III
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 31. Cabe à Gestão e à Coordenação Pedagógica da escola organizar, acompanhar e avaliar o planejamento e a execução do trabalho pedagógico realizado pelo Corpo Docente, de acordo com as diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Educação.
Art. 32. As escolas que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, obedecerão, no que couber, às normas estabelecidas na Resolução/SED que dispõe sobre a organização curricular e o regime escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
Art. 33. Fica aprovada a Matriz Curricular das escolas de educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, conforme o Anexo I desta Resolução.
Art. 34. Ficam autorizadas a oferecerem educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria, as escolas da Rede Estadual de Ensino constantes do Anexo II desta Resolução.
Art. 35. Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria de Estado de Educação, por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED/SED).
Art. 36. Esta Resolução possui caráter regimental.
Art. 37. Fica revogada, a partir de 1º de janeiro de 2022, a Resolução SED n. 3.800, de 3 de dezembro de 2020.
Art. 38. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2022.
CAMPO GRANDE/MS, 16 DE DEZEMBRO DE 2021.
MARIA CECILIA AMENDOLA DA MOTTA
Secretária de Estado de Educação
ANEXO I DA RESOLUÇÃO/SED N. 3.957, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2021.
MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Educação em tempo integral, na etapa do Ensino Fundamental - Escola da Autoria
Ano: a partir de 2022
Turno: integral
Duração do Tempo de Aprendizagem: 50 minutos.
Semana letiva: 5 (cinco) dias
Duração do ano letivo: 200 (duzentos) dias*Oferta obrigatória e matrícula facultativa.
ANEXO II DA RESOLUÇÃO/SED N. 3.957, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2021.
Escolas Estaduais de Ensino Fundamental em Tempo Integral - Escola da Autoria
Municípios
| Escolas
|
Água Clara | Escola Estadual Chico Mendes |
Anastácio | Escola Estadual Roberto Scaff |
Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade |
Angélica | Escola Estadual Senador Filinto Müller |
Aquidauana | Escola Estadual Cândido Mariano |
Escola Estadual Felipe Orro |
Aral Moreira | Escola Estadual João Vitorino Marques |
Bataguassu | Escola Estadual Braz Sinigáglia |
Batayporã | Escola Estadual Jan Antonin Bata |
Bela Vista | Escola Estadual Prof.ª Vera Guimarães Loureiro |
Caarapó | Escola Estadual Arcênio Rojas |
Camapuã | Escola Estadual Camilo Bonfim |
Campo Grande | Escola Estadual Amando de Oliveira |
Escola Estadual Antônio Delfino Pereira e Centro de Cultura e Educação Tia Eva |
Escola Estadual Dona Consuelo Muller |
Escola Estadual Prof.ª Brasilina Ferraz Mantero |
Escola Estadual Dr. Arthur de Vasconcellos Dias |
Escola Estadual João Carlos Flores |
Escola Estadual Luisa Vidal Borges Daniel |
Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann |
Escola Estadual Maria Constança Barros Machado |
Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha |
Escola Estadual Pe. Mário Blandino |
Escola Estadual Prof. Henrique Ciryllo Corrêa |
Escola Estadual Profª. Clarinda Mendes De Aquino |
Escola Estadual Profª Célia Maria Náglis |
Escola Estadual Prof.ª Delmira Ramos dos Santos |
Escola Estadual Prof.ª Joelina de Almeida Xavier |
Escola Estadual Profª Neyder Suelly Costa Vieira |
Escola Estadual Aracy Eudociak |
Escola Estadual Prof.ª Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira |
Escola Estadual 26 de Agosto |
Escola Estadual Prof.ª Thereza Noronha de Carvalho |
Escola Estadual Prof.ª Élia França Cardoso |
Escola Estadual Sebastião Santana de Oliveira |
Chapadão do Sul | Escola Estadual Augusto Krug Netto |
Cassilândia | Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal |
Escola Estadual Rui Barbosa |
Coxim | Escola Estadual Viriato Bandeira |
Corumbá | Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho |
Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva |
Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros |
Escola Estadual Maria Leite |
Dourados | Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo |
Escola Estadual Prof. Alício Araújo |
Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira |
Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso |
Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso |
Eldorado | Escola Estadual 13 de Maio |
Fátima do Sul | Escola Estadual Vila Brasil |
Glória de Dourados | Escola Estadual Prof.ª Vânia Medeiros Lopes |
Guia Lopes da Laguna | Escola Estadual Salomé de Melo Rocha |
Itaporã | Escola Estadual Rodrigues Alves |
Ladário | Escola 2 de Setembro |
Maracaju | Escola Estadual Padre Constantino Monte |
Miranda | Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá |
Escola Estadual Dona Rosa Pedrossian |
Mundo Novo | Escola Estadual Prof.ª Iolanda Ally |
Escola Estadual Marechal Rondon |
Naviraí | Escola Estadual Antônio Fernandes |
Escola Estadual Presidente Médici |
Nova Alvorada do Sul | Escola Estadual Antônio Coelho |
Nova Andradina | Escola Estadual Austrílio Capilé Castro |
Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza |
Escola Estadual Luiz Soares Andrade |
Escola Estadual Padre Anchieta |
Paranaíba | Escola Estadual Dr. Ermírio Leal Garcia |
Escola Estadual Wladislau Garcia Gomes |
Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa |
Pedro Gomes | Escola Estadual Prof.ª Cleuza Teodoro |
Ponta Porã | Escola Estadual Adê Marques |
Escola Estadual João Brembatti Calvoso |
Rio Brilhante | Escola Estadual Prof.ª Lígia Terezinha Martins |
Rio Verde de Mato Grosso | Escola Estadual Vergelino Mateus de Oliveira |
Sete Quedas | Escola Estadual 4 de Abril |
Terenos | Escola Estadual Eduardo Perez |
Três Lagoas | Escola Estadual Bom Jesus |
Escola Estadual Padre João Tomes |
(Revogada pela Resolução/SED n. 4.114, de 13/12/2022) |