Institucional - A Ouvidoria

A Ouvidoria só existe e trabalha por sua causa.

É nossa obrigação respeitá-lo e atendê-lo bem.
O que é?
· O elo entre o cidadão e a Secretaria de Estado de Fazenda.
· O direito de manifestação sobre os serviços que a Secretaria de Estado de Fazenda presta.
· A necessidade de saber o que o cidadão pensa sobre a atuação da Secretaria de Estado de Fazenda.
· A vontade de OUVIR, conhecer os anseios do cidadão para melhor servi-lo.
· Um canal de comunicação à disposição do cidadão (internos e externos).
Uma reclamação é a última oportunidade que um cidadão
lhe dá para que você possa melhorar seus serviços.

Para que serve?
· Assegurar ao cidadão-usuário, o exame de suas reivindicações.
· Buscar a melhoria da qualidade no serviço público prestado na Secretaria de Estado de Fazenda.
· Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão.
· Garantir o direito à informação, orientando o cidadão sobre como obtê-la e como proceder na defesa de sua cidadania.
Valorizar a importância da sua opinião. Sua missão é sugerir medidas de aprimoramento e buscar soluções para os problemas apontados.

Quem é o Ouvidor?
· É um servidor público que está atento às reivindicações do cidadão.
· Sempre pronto para ouvir, procura estabelecer uma parceria em prol da qualidade, eficiência e austeridade administrativa.
· Possuidor de trânsito e respeitabilidade junto às áreas que compõem a Secretaria de Estado de Fazenda.
Nossa responsabilidade social é baseada em atitudes e princípios éticos.

Como age?
· Defende direitos e interesses do cidadão.
· Recebe, avalia e encaminha as manifestações do cidadão, sempre na busca de soluções.
· Garante o direito de resposta acompanhando os pleitos até a solução final.
· Responde no menor prazo possível de forma aberta, honesta, objetiva e precisa com transparência, integridade e respeito.
· Procura desburocratizar rotinas.
· Dá andamento às demandas do cidadão, observando rigorosamente as determinações legais relativas ao sigilo, em especial de seus dados pessoais.

Queremos aproximar o problema da sua solução.