(*) Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais.

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL


LEI Nº 6.197, DE 5 DE MARÇO DE 2024.

Dispõe sobre a instituição da Semana Estadual de Conscientização e Educação sobre a Entrega Legal de Crianças para Adoção no Estado de Mato Grosso do Sul.

Publicada no Diário Oficial nº 11.434, de 6 de março de 2024, páginas 3 e 4.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituída a Semana Estadual de Conscientização e Educação sobre a Entrega Legal de Crianças para Adoção, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de outubro, com o objetivo de promover a conscientização e o combate à discriminação social e institucional de gestantes e mães no processo de entrega legal, a fim de garantir a segurança e a dignidade das crianças destinadas ao acolhimento.

Parágrafo único. A semana de que trata o caput deste artigo passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei nº 3.945, de 4 de agosto de 2010.

Art. 2º Durante a Semana Estadual de Conscientização e Educação sobre a Entrega Legal de Crianças para Adoção, serão realizadas ações de:

I - conscientização e combate à discriminação social e institucional das gestantes e mães no processo de entrega legal;

II - promoção da segurança e dignidade das crianças destinadas ao acolhimento;

III - divulgação dos direitos das gestantes e mães e das crianças envolvidas no processo de entrega legal;

IV - capacitação das servidoras e servidores públicos, de profissionais de saúde, da assistência social e da educação acerca das peculiaridades sobre a entrega legal;

V - promoção da adoção legal e segura como forma de garantir o direito de toda criança à convivência familiar.

Art. 3º As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Campo Grande, 5 de março de 2024.

EDUARDO CORRÊA RIEDEL
Governador do Estado